Petrobras: Desconto no Brasil torna este um investimento melhor (NYSE: PBR)

FerreiraSilva / iStock Editorial via Getty Images

Petrobrás (NYSE: PBR) é uma empresa conhecida e a maior produtora de petróleo bruto do Brasil. A empresa aproveita consistentemente as fortes reservas de petróleo do Brasil. No entanto, sua politização continuou a pressionar a empresa e seus capacidade de gerar recompensas para os acionistas. Como veremos ao longo deste artigo, o valioso portfólio de ativos da empresa ainda a torna um valioso investimento de longo prazo.

Petrobras Bacia de Campos

Petrobrás Produção vem caindo desde um pico de mais de 1,5 milhão de barris/dia em 2009.

Petrobrás

A Bacia de Campos é enorme. É responsável por mais de 75% de todo o petróleo offshore produzido no Brasil até hoje. A empresa pretende gastar mais de R$ 16 bilhões nessa revitalização, sinal da solidez do portfólio da empresa e da recuperação em seu balanço da última década de produção.

Embora a bacia provavelmente nunca volte aos seus máximos de 2009, os enormes> US $ 3 bilhões / ano em capex apenas para a bacia adicionarão 3 FPSOs, atualizarão a logística e triplicarão a produção de 2026 de 300 mil para 900 mil barris /dia para a empresa. A empresa estará pagando US$ 73/ano por barril produzido em capex, uma taxa razoável.

Dado esse plano, esperamos que a Bacia de Campos continue sendo uma parcela substancial do portfólio e dos lucros atuais da Petrobras.

Desempenho da Petrobras no 1T 2022

A Petrobras continuou a ter um bom desempenho e a empresa teve um trimestre de ruptura no 1T 2022.

Desempenho operacional e financeiro da Petrobras

A Petrobras teve um trimestre incrivelmente forte. A empresa continuou a fazer novas descobertas e os FPSOs continuaram a apoiar a produção adicional. A empresa está se concentrando na construção de todo o seu pipeline de ativos, desde a produção até o refino e as vendas ao consumidor. Embora os preços de venda mais altos tenham prejudicado as opiniões sobre a empresa, a empresa continuou a ter um bom desempenho.

READ  O instituto brasileiro Inhodim abraçou o Instagram

Financeiramente, a empresa elevou sua dívida para <$ 60 bilhões com uma dívida líquida/EBITDA LTM ​​de <1,0x. O FCF da empresa está em mais de $ 40 bilhões anualizados e apesar de não ter dívida insubstancial, o rendimento do FCF da empresa está em mais de 30% com base em sua capitalização de mercado e mais de 20% com base em seu valor empresarial.

A contínua solidez financeira da empresa e as melhorias ao longo do trimestre ajudam a destacar a força da empresa.

Melhoria do Quadro Financeiro da Petrobras

A solidez financeira da Petrobras é suportada pelas significativas melhorias financeiras anuais da empresa.

Petrobrás

Nos últimos 8 anos, com apoio mínimo do governo, o quadro financeiro da Petrobras melhorou drasticamente. Apesar de uma queda de 6% nos preços do Brent (sem contar a inflação nos custos) em relação a 8 anos atrás, os outros fatores da empresa melhoraram drasticamente. A produção de petróleo e gás aumentou 10%.

Os custos de extração caíram 51% e os custos de refino 29%. A empresa melhorou sua carteira financeira e, como resultado, reduziu em 65% os juros pagos. A dívida bruta foi reduzida em surpreendentes 74% ou uma redução de quase US$ 70 bilhões (aproximadamente US$ 10 bilhões anualizados). Isso tem ajudado o governo brasileiro também por meio de impostos pagos.

O valor empresarial atual da empresa é agora inferior a US$ 150 bilhões.

Potencial de Retorno aos Acionistas da Petrobras

A Petrobras tem a capacidade de gerar grandes recompensas para os acionistas. Apesar do dispêndio de capital da empresa de US$ 10 + bilhões anuais, o FCF anualizado da empresa é de quase US$ 32 bilhões. Isso implica um rendimento FCF de mais de 20%. A empresa está pagando dividendos substanciais deste FCF enquanto continua a melhorar seu portfólio financeiro.

READ  Os melhores 30 growth para você

A partir desse fluxo de caixa, a empresa tem a capacidade de gerar recompensas substanciais para os acionistas, tornando-se um investimento valioso.

Risco de tese

O maior risco para a tese aqui são os preços do petróleo bruto. A Petrobras tem uma das imagens financeiras mais fortes do setor em relação à sua avaliação, apoiada pelas contínuas punições da empresa por seus vínculos com o governo brasileiro. Vale a pena prestar muita atenção a esses riscos pelos investidores no ambiente atual.

Conclusão

A Petrobras possui um portfólio único de ativos. A empresa anunciou recentemente um plano para revitalizar a Bacia de Campos, gastando US$ 16 bilhões em capital para isso. Isso fará com que a produção de 2026 seja 3x o que seria sem essa revitalização. Espera-se que a produção geral e o potencial de lucro da empresa permaneçam fortes.

A empresa melhorou substancialmente seu portfólio financeiro nas últimas décadas. A nova carga de dívida da empresa é incrivelmente gerenciável, mas esperamos que a empresa continue a reduzi-la. Ao mesmo tempo, esperamos que a empresa também se concentre agressivamente nos retornos dos acionistas, tornando a empresa um investimento valioso.