Petrobras muda estrutura de supervisão para precificação de combustíveis

Uma visão geral dos tanques da estatal brasileira de petróleo Petrobras após o anúncio de preços de combustível atualizados na petroleira brasileira Petrobras em Brasília, Brasil 17 de junho de 2022. REUTERS/Ueslei Marcelino

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

RIO DE JANEIRO, 27 Jul (Reuters) – A Petrobras (PETR4.SA) do Brasil deu ao conselho da empresa um papel formal de supervisão sobre as decisões de preços de combustíveis, disse nesta quarta-feira, um assunto sensível, uma vez que os preços dos combustíveis se tornaram um importante ano eleitoral questão na maior economia da América Latina.

Em um documento de valores mobiliários, a Petróleo Brasileiro SA, como a estatal petrolífera é formalmente conhecida, disse que seu conselho aprovou um novo conjunto de diretrizes, segundo o qual os executivos se reunirão trimestralmente com membros do conselho e do conselho fiscal da empresa para discutir como ele está definindo as taxas de combustível.

Crucialmente para os investidores, a empresa não mudará sua política oficial de atrelar os preços dos combustíveis domésticos às taxas internacionais, e o poder de definir os preços dos combustíveis permanece com os executivos, disse a Petrobras. No arquivamento, a Petrobras caracterizou as novas diretrizes como uma formalização da prática atual.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

No entanto, o mercado e os políticos certamente examinarão a linguagem das novas diretrizes, dada a história do governo brasileiro de forçar a Petrobras a reduzir os preços na bomba. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro também criticou repetidamente a empresa como muito lucrativa. consulte Mais informação

As ações preferenciais da Petrobras listadas no Brasil, que haviam sido interrompidas antes do arquivamento de títulos, subiram 0,7% após o reinício das negociações, antes de ceder a maior parte desses ganhos. As ações da Petrobras ficaram estáveis ​​nas negociações da tarde, abaixo do índice de ações Bovespa, que subiu 0,7% (.BVSP).

READ  Tribunal de Contas do Brasil exige sistemas digitais de órgãos governamentais

O governo de Bolsonaro cortou as taxas na bomba ao aprovar uma legislação diminuindo os impostos sobre os combustíveis. Isso se refletiu nos números de inflação de curto prazo, com os preços ao consumidor subindo 0,13% no mês até meados de julho, menos do que o esperado. consulte Mais informação

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Gram Slattery no Rio de Janeiro e Gabriel Araujo em São Paulo Edição de Marguerita Choy e Barbara Lewis

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.