PhilMaize: Milho local ainda mais barato do que importações dos EUA, Brasil

A Philippine Maize Federation Inc. (PhilMaize) disse no domingo que não há necessidade de reduzir as tarifas sobre o milho, pois o milho local ainda é mais barato do que as importações dos Estados Unidos e do Brasil.

A PhilMaize afirmou que o preço do milho local em todo o país foi em média P21 por quilo (kg), que é P3 inferior ao preço médio de P24,50 por kg para o milho importado dos EUA e do Brasil.

“É bastante perturbador por que queremos favorecer o milho de outras nações quando o nosso é muito mais barato e pode ajudar nossos produtores locais de milho no país”, disse a PhilMaize em seu documento de posição sobre a proposta de redução de tarifas sobre o milho importado.

A Autoridade Nacional de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento (Neda) havia proposto reduzir as tarifas de milho para 5% para importações dentro da cota e 15% para volume fora da cota até o final do ano. Além disso, Neda também recomendou a expansão do volume mínimo de acesso de milho (MAV) para 4 milhões de toneladas métricas (MMT) do atual VAM de 216.940 MT.

A Comissão Tarifária realizou uma audiência pública na semana passada sobre a proposta de redução tarifária sobre as importações de milho.

Discutindo declarações de “grupos de interesse próprio” não identificados, PhilMaize disse que não há estudo empírico mostrando a “correlação direta” entre os preços do milho e os preços dos produtos de carne no mercado.

“Os dados dos estudos econômicos mostraram que não há correlação direta empírica dos preços do milho com os aumentos ou quedas dos preços das carnes e aves no mercado, ao contrário das alegações dos grupos de interesse próprio que tornaram a indústria do milho mais vulnerável no advento da PSA [African swine fever] e agora implicado na guerra Rússia-Ucrânia.”

A PhilMaize disse que o VAM de 4 MMT, que representa cerca de 73,53% da produção anual de milho do país, “mataria expressamente” a indústria local de milho. O grupo observou que as importações anuais de milho do país são em média de 380.000 toneladas.

“Este volume (4 MMT) desencorajará efetivamente a intenção do agricultor de plantar, interromperá a renda do agricultor e privará nossos agricultores de seus direitos fundamentais à subsistência e, finalmente, abandonará o cultivo de milho”.

A PhilMaize disse que o MAV de 4 MMT, uma vez aprovado, levaria ao deslocamento de agricultores de milho filipinos, que poderiam incorrer em perdas de renda de pelo menos P 5,4 bilhões.

“Se, por exemplo, o preço do milho caísse em P1,00 por quilo, isso significaria uma perda de receita de P5,4 bilhões ou em P10,8 bilhões se o preço do milho caísse para P2,00 por quilo.”

A PhilMaize reiterou seu apelo ao governo para apoiar a produção local de milho fornecendo os fundos necessários e implementando as intervenções necessárias.

“Há uma necessidade de Neda, DA [Department of Agriculture] junto com o DBM [Department of Budget and Management] colaborar e apresentar recursos financeiros e de desenvolvimento para o setor de milho para que possamos enfrentar de frente quaisquer desafios que possamos enfrentar, especialmente em tempos de crise.”

READ  Como os investimentos estão se acumulando no setor de TIC do Brasil, apesar dos problemas locais e globais