Polícia do Brasil invade quadrilha que supostamente usa criptomoedas para lavar mineração ilegal de ouro

Representações das criptomoedas Bitcoin, Ethereum e Dash mergulham na água nesta ilustração tirada em 23 de maio de 2022. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

SÃO PAULO, 7 Jul (Reuters) – A Polícia Federal do Brasil realizou nesta quinta-feira uma operação contra uma suposta gangue criminosa que, segundo ela, usava tokens criptográficos para lavar dinheiro obtido com mineração ilegal de ouro.

A polícia prendeu cinco pessoas e cumpriu 60 mandados de busca e apreensão na operação.

A operação, chamada Ganância, estava relacionada a empresas de saúde que, desde pelo menos 2012, lavavam dinheiro da mineração ilegal de ouro no estado de Rondônia, informou a Polícia Federal. O grupo criminoso usou seu próprio token criptográfico para movimentar bilhões de dólares, entre outros métodos de lavagem de dinheiro, disse a polícia.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

O token, criado por uma das empresas de fachada do grupo, foi usado para “justificar os valores decorrentes da extração ilegal de ouro… como se fossem investimentos de terceiros interessados ​​em receber dividendos”, disse.

Uma análise bancária realizada pela Polícia Federal constatou que entre 2019 e 2021, mais de 16 bilhões de reais movimentaram as contas bancárias do grupo.

A polícia disse ainda que o grupo era dono de uma mineradora que lavava ouro extraído de outras minas ilegais no norte do país, usando licenças ambientais inválidas.

(US$ 1 = 5,3391 reais)

Reportagem de Peter Frontini; Edição por Christopher Cushing

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.

READ  Bolsonaro substitui ministro da Saúde à medida que piora a explosão do governo brasileiro: relatório