Polícia no Brasil filma homem matando com gás no porta-malas do carro

Protestos irados eclodiram no Brasil pelo assassinato de um homem negro mentalmente doente pela polícia que foi empacotado em um veículo por policiais que então soltaram uma granada de gás.

Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, que segundo a família tinha esquizofrenia, foi parado pela Polícia Rodoviária Federal enquanto trafegava de moto na cidade de Umbaúba na quarta-feira.

Imagens de vídeo do incidente mostram dois policiais segurando a porta traseira do veículo enquanto a fumaça branca sai de um 4×4.

As pernas de um homem podem ser vistas saindo do carro e o vídeo é pontuado por gritos angustiados da pessoa dentro do veículo. Eventualmente, as pernas param de se mover.

O sobrinho de De Jesus Santos, Alison, testemunhou o incidente e disse à mídia local que seu tio havia dito aos policiais que sofria de problemas de saúde mental e tinha uma prescrição de medicamentos no bolso.

Samira Bueno é diretora-executiva do não governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública, disse O Washington Post: “As imagens são simplesmente chocantes. Ele é torturado. Ele é uma pessoa mentalmente perturbada, e é a história de você usar o veículo como câmara de gás para imobilizar uma pessoa.”

A mídia social explodiu com as imagens, e dezenas de pessoas se reuniram para protestar na quarta-feira em Umbauba, onde bloquearam uma estrada e queimaram pneus.

Em nota, a Polícia Rodoviária Federal disse que o homem apresentou comportamento agressivo e estava “resistindo ativamente” aos policiais que o pararam.

Os agentes o imobilizaram e depois usaram “instrumentos de menor potencial ofensivo” para contê-lo, acrescentou o comunicado.

A polícia alegou que Jesus Santos adoeceu enquanto estava sendo transportado para uma delegacia de polícia e foi levado para um hospital, onde sua morte foi confirmada.

READ  2ª Triagem do ADCC no Brasil: quem está, como assistir, chaves e mais

Uma autópsia preliminar concluiu que o homem morreu de insuficiência respiratória devido a “asfixia mecânica”, disse George Fernandes, porta-voz do instituto forense do estado de Sergipe, à Associated Press.

A Polícia Federal confirmou que abriu uma investigação sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos.

O incidente ocorre poucos dias após policiais da Polícia Rodoviária participarem de uma operação no Rio de Janeiro que deixou mais de 20 mortos.

A polícia disse que não teve escolha a não ser usar força letal, mas relatos de moradores publicados na mídia local levantaram dúvidas sobre essa afirmação.

O presidente Jair Bolsonaro disse que saberia da Polícia Rodoviária Federal o que aconteceu.