Polsnaro do Brasil reclama de aumento da inflação sobre o preço do gás | Notícias econômicas e de negócios

De acordo com uma pesquisa recente do Datafolha, sete em cada dez brasileiros culpam o governo do presidente Jair Bolsonaro por perder seu poder de compra.

Por Bloomberg

O presidente brasileiro, Jair Bolzano, pressionou governadores e legisladores para que cortassem os impostos sobre o diesel e o gás de cozinha em um esforço para conter os preços da energia que poderiam afetar sua reputação.

“A refinaria de gás de cozinha custa 50 arroz (US $ 9,21) e então não há razão para vendê-la aos consumidores por 130 trens”, disse ele na quarta-feira no estado de Roraima.

A inflação, correndo a uma taxa anual de mais de 10%, tornou-se uma das maiores dores de cabeça do Bolsanaro. Sete em cada dez brasileiros culpam seu governo por perder o poder de compra, segundo pesquisa Datafolha realizada entre 13 e 15 de setembro. Outra pesquisa da Modelmice e Futura Intelligence na quarta-feira descobriu que o presidente eleito Luís Inácio perdeu para Lula da Silva por uma larga margem na eleição do próximo ano.

À medida que a inflação se espalha por todos os setores da economia, os custos dos combustíveis aumentaram mais de 40% em relação ao ano anterior – o único item com o maior boom nos últimos 12 meses.

A reputação de Bolsanaro foi duramente atingida, já que o gás de cozinha, em particular, teve um impacto nas finanças das famílias pobres. A alta de quase 38% nas refinarias este ano, após seis aumentos de preços da estatal Petrolio Brasilro SA ou Petropras.

Bolsanaro prometeu não interferir na política de preços da empresa. Em vez disso, ele está pressionando os legisladores a aprovar um plano para definir um valor fixo, chamado ICMS, cobrado pelos estados sobre os combustíveis.

READ  Os melhores 30 Mochila Anti Furto para você

“Os preços do gás cairão pela metade”, disse o presidente em Roma, e defendeu um mecanismo que vende gás de cozinha diretamente ao público.

No entanto, o encontro entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e as lideranças partidárias terminou sem um acordo para discutir medidas para controlar a alta dos preços dos combustíveis.

“As discussões estão em um estágio inicial”, disse Lira a repórteres após a reunião, acrescentando que uma alternativa à discussão é levantar fundos para estabilizar os preços. “Ninguém está feliz com a queda nos preços dos combustíveis.”