Por que o caminho de Lula da Silva para a presidência será acidentado

A eleição do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi um triunfo para a direita. Apoiado pela elite brasileira, ele foi levado à vitória por um movimento conservador arrojado liderado por igrejas evangélicas fundamentalistas e partidários da ditadura militar que durou entre 1964 e 1985.

Desde que assumiu o poder em 2019, um debate se acirrou sobre se o governo de Bolsonaro pode ser caracterizado como ‘fascista’. O tempo todo, encorajado por sua vitória, o fascismo inequívoco viu um aumento de popularidade no Brasil. A adesão a grupos neonazistas brasileiros cresceu 270% entre janeiro de 2019 e maio de 2021. No Brasil, é crime fazer, comercializar e distribuir material nazista. Esse tipo de crime também aumentou desde 2015, com um aumento acentuado nas ocorrências desde 2019. Enquanto isso, tanto um famoso podcaster brasileiro quanto um congressista defendiam que os partidos nazistas deveriam ser legalizados.

Embora Bolsonaro tenha sofrido golpes em sua popularidade desde que assumiu o cargo, com seu índice de aprovação caindo para 22%, é evidente que a ideologia de extrema-direita ainda está muito presente na sociedade brasileira. Temos, portanto, que levar a sério a perspectiva de que ele desempenhe um papel nas eleições marcadas para outubro de 2022.

Embora haja especulações de que, se estiver perto de perder, Bolsonaro poderá optar por uma cadeira no Congresso para garantir status privilegiado. Os brasileiros estão atualmente prontos para uma corrida de Bolsonaro contra Lula. E enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é atualmente o favorito para vencer, seria um erro terrível considerar a derrota de Bolsonaro como um acordo feito.

Uma pesquisa recente mostra que, embora Lula venceria qualquer um dos possíveis adversários no segundo turno – incluindo Sergio Moro, o juiz que o perseguiu e prendeu injustamente – sua vantagem contra Bolsonaro caiu de 22 para 15 pontos percentuais. Como a base de Bolsonaro costuma fazer referência à invasão do Capitólio dos EUA, e o próprio Bolsonaro fez ameaças de golpe no passado, o perigo de jogo sujo também não pode ser descartado.

Diante dessas ameaças, a esquerda brasileira precisa pensar estrategicamente sobre quais alianças são necessárias para vencer – e quais são contraditórias demais para manter.

Uma breve história de contradições

A história democrática do Brasil é cheia de drama. Nas três curtas décadas desde que sua atual constituição foi estabelecida, dois presidentes sofreram impeachment, um foi eleito indiretamente e outros dois foram vice-presidentes que ocuparam cargos interinos.

Um desses processos de impeachment foi o de Dilma Rousseff em 2016, liderado pela classe capitalista do país e seus aliados da direita. Depois de anos de negociações sob o projeto do Partido dos Trabalhadores (PT) de conciliação de classes como forma de garantir a governabilidade, os capitalistas estavam fartos. A estratégia do PT foi mista, incluindo concessões à direita no Congresso e uma dose de austeridade sob o ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy. Mas essas aberturas não foram suficientes para impedir o golpe parlamentar que derrubou Dilma, orquestrado com a ajuda do vice-presidente de Dilma, Michel Temer.

Foto de arquivo da ex-presidente Dilma Rousseff gesticulando durante uma entrevista coletiva para jornalistas estrangeiros no Palácio do Planalto, em Brasília, Brasil. Foto: Reuters

Na tentativa de tirar lições do golpe de 2016, Dilma destacou que a força de um governo está em organizando as pessoas e que o PT havia perdido muito de sua capacidade de mobilização como partido. A mobilização contra o golpe foi errática no início, e talvez tarde demais, considerando que a direita brasileira começou a aproveitar a insatisfação popular durante os protestos maciços e heterogêneos de junho de 2013 e começou a pedir um golpe assim que Dilma foi reeleita em 2014.

READ  O ícone brasileiro Ronaldo diz que Karim Benzema deveria vencer Ballon d'Or, não Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi