Portos do Paraná no Brasil enfrentam importação de fertilizantes extraordinariamente ocupada

Os portos de um dos maiores estados agrícolas do Brasil estão lidando com uma quantidade incomum de fertilizantes depois que os importadores correram para garantir suprimentos em meio a temores de que as sanções à Bielorrússia e à Rússia reduziriam o comércio, disse a autoridade portuária do Paraná.

Os importadores brasileiros desejam garantir o fornecimento de nutrientes para as culturas, mesmo que não tenham onde armazená-los, pois o Brasil depende de importações para 85% de suas necessidades de fertilizantes.

Paranaguá, um dos portos mais movimentados do país sul-americano, tem 18 navios aguardando para descarregar cerca de 600 mil toneladas de produtos fertilizantes de diversas origens, informou a autoridade portuária do Paraná em comunicado.

E todo o armazenamento de 3,5 milhões de toneladas do porto já está em uso, dificultando o trabalho de descarga, disse Luiz Garcia, presidente da Paraná Portos, à Reuters em entrevista na terça-feira.

A velocidade de descarga de fertilizantes de Paranaguá, que depende de fatores como a estratégia comercial dos importadores, bom clima e disponibilidade de armazenamento, foi desafiada por um aumento no tráfego, 12 dias de chuva em março e espaço de armazenamento limitado.

Garcia disse que uma fila de 18 navios representou uma melhora em relação às últimas semanas, quando cerca de 30 navios esperavam para descarregar fertilizantes em Paranaguá, um porto público.

“A situação está mais controlada agora”, disse Garcia sobre Paranaguá, que recebe cargas de 30 países, incluindo China, Rússia, Canadá e Bielorrússia.

Um navio que está esperando há mais tempo para descarregar fertilizantes chegou em 2 de fevereiro. 21, disse o comunicado.

Os dados de envio mostram pedidos sendo atendidos e navios de fertilizantes vindos da Rússia para o Brasil, potencialmente permitindo uma temporada normal de plantio de grãos, mesmo que as sanções atinjam um grande país fornecedor.

READ  Canadá autoriza importação de carne bovina e suína do Brasil

Paranaguá possui a infraestrutura mais eficiente do Brasil para descarregar fertilizantes, disse Garcia, com o porto atualmente capaz de descarregar uma média de cerca de 40.000 toneladas por dia. O espaço de armazenamento ao redor da área portuária é de propriedade privada.

Os portos do Paraná, incluindo Paranaguá e Antonina, movimentaram 3,068 milhões de toneladas de importações de fertilizantes no primeiro trimestre, um aumento de 26%, e cerca de 31,5% do total de importações de fertilizantes do Brasil, disse a autoridade portuária.

(Reuters – Reportagem de Ana Mano; Edição de Alexander Smith)