Precipitação necessária no Brasil Central antes da chegada da estação seca

A primeira semana completa de abril, a semana que terminou em 9 de abril, trouxe uma continuação do clima mais úmido no Sul do Brasil, enquanto o Brasil Central estava mais seco. De acordo com dados de Tendências do Tempo360, esta foi uma das primeiras semanas de abril mais secas em mais de 30 anos para Goiás, Mato Grosso do Sul e o importante estado produtor de safrinha de Mato Grosso. Enquanto isso, esta foi a segunda primeira semana de abril mais úmida em mais de 30 anos mais ao sul do Rio Grande do Sul.

O Brasil Central estava quente para começar abril, pois esta foi uma das primeiras semanas de abril mais quentes em mais de 30 anos para Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O clima mais quente acelera a evapotranspiração e faz com que os solos sequem mais rapidamente.

wt360_BrazilForecast_041022-041622

Na segunda semana completa de abril, semana que termina em 16 de abril, as chances de precipitação aumentarão para partes do Brasil Central; No entanto, as chuvas serão irregulares. Para Mato Grosso, esta deverá ser a sétima segunda semana de abril mais seca em mais de 30 anos, de acordo com Tendências do Tempo360. A umidade do solo em toda esta região era alta chegando à estação de cultivo da safrinha, mas como as chuvas se tornaram escassas nas últimas semanas, os solos precisam ser recarregados, especialmente à medida que a estação seca se aproxima rapidamente. A estação seca geralmente começa no início de maio, mas pode chegar mais cedo, pois a presença de La Niña tende a antecipar o início da estação seca. O tempo está se esgotando para recarregar a umidade do solo no Brasil Central, onde a maior parte da safra exportável de milho safrinha é cultivada.

Como tem sido o caso há várias semanas, o sul do Brasil verá condições mais úmidas e a segunda semana de abril deverá ser uma das mais úmidas para o estado produtor de safrinha do Paraná.

SABER MAIS

logotipo wt360

Seja proativo ao clima, não reativo. o Weathertrends360 FarmCast oferece uma previsão de longo prazo com até 365 dias de antecedência. Nosso modelo de previsão estatístico, baseado em 24 ciclos climáticos, é 85% preciso em um ano – melhor do que a previsão da segunda semana da maioria das empresas. Saiba mais sobre como uma taxa anual de $ 369 para o FarmCast pode ser o melhor investimento que você faz durante todo o ano.

READ  Aa: Uma fonte de smoothies e possivelmente energia renovável no Brasil