Preços ao consumidor no Brasil subiram 10,74% em novembro ante o ano anterior

Jeffrey D. Por Louis

SÃO PAULO – A inflação no Brasil acelerou em novembro, mais de um ano atrás, à medida que o rápido aumento dos preços dos transportes coincidia com uma economia estagnada.

Os preços ao consumidor subiram 0,95% desde outubro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. Os preços estão 10,74% acima do ano anterior. Em outubro, os preços subiram 1,25% no mês e 10,67% em relação ao ano anterior. É a primeira vez em três meses que o ritmo da inflação mensal diminui.

O banco central do Brasil tem se esforçado para conter os aumentos de preços e as expectativas de inflação. Sobre. Em 8 de dezembro, o banco elevou em 1,5 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic, para 9,25%, após a última reunião de política deste ano. O banco também disse que espera que o Celtic aumente na mesma proporção em sua próxima reunião no início de fevereiro.

O ritmo de aumento de preços em maio do ano passado atingiu a baixa de 1,88% em 20 anos, em meio a uma queda acentuada na demanda devido à exclusão social relacionada ao vírus corona. Desde então, a taxa de inflação em 12 meses tem aumentado a cada mês.

Durante o mesmo período, a economia brasileira se recuperou de uma queda acentuada da atividade no início da crise da saúde e se expandiu rapidamente após o declínio inicial. Mas o crescimento desacelerou até que o PIB se contraiu 0,4% no segundo trimestre deste ano, e a economia entrou em recessão tecnológica com uma contração de 0,1% no terceiro trimestre.

A moeda fraca do Brasil, o real, contribuiu para o aumento da inflação ao aumentar os preços das importações e exacerbar o impacto da alta dos preços do petróleo. Os preços dos transportes com cobertura de combustível subiram 3,35% em novembro, após alta de 2,62% em outubro, e os preços da gasolina subiram 7,38% naquele mês.

O IBGE informou que os preços das residências subiram 1,03% após um aumento de 1,24% nas tarifas de eletricidade em novembro, enquanto os preços dos alimentos caíram 0,04% em novembro, após uma alta de 1,17% em outubro.

Jeffrey D. em jeffrey.lewis@wsj.com. Escreva para Louis

READ  Santander aprimora biometria facial no Brasil