Preços da potassa se normalizarão até 2023, diz presidente da potassa brasileira

Os preços caíram um pouco nos últimos meses, mas permanecem em níveis bem mais altos do que em 2021, de acordo com um relatório recente. relatório publicado pelo Departamento de Economia Agrícola e do Consumidor da Universidade de Illinois.

Preços de fertilizantes

Segundo Espeschit, a manifestação foi desencadeada antes mesmo da guerra, com sanções imposto em 2020 por países europeus contra a Bielorrússia, aliada da Rússia, o terceiro maior produtor mundial.

“No longo prazo, há uma tendência de normalização dos preços. Estamos em meio a um ciclo de oferta e demanda, com os preços impactando os preços dos alimentos e a inflação, mas a tendência de médio e longo prazo é de ajuste”, disse Espeschit.

“Mesmo com os problemas atuais, alguns países de destaque na agricultura como o Brasil, por exemplo, ganharam acesso a fertilizantes”

De acordo com Espeschit, além da guerra, outros fatores como os bloqueios de covid na China ainda estão afetando o mercado.

Produzindo potássio na Amazônia

A Brazil Potash está atualmente em fase de licenciamento de seu projeto de potassa Autazes na Amazônia.

O Brasil é responsável por 25% da produção mundial de alimentos e é o segundo maior consumidor de potássio do mundo, mas 96% é importado.

A única mina de potássio do país, a mina Taquari-Vassouras da Mosaic, em Sergipe, está no fim de sua vida útil.

O depósito de Autazes é capaz de fornecer entre 20% e 30% do potássio que o Brasil precisa a cada ano, pelos próximos 30 anos, segundo a Brazil Potash.

O projeto, no entanto, enfrenta oposição de grupos ambientalistas e povos indígenas preocupados com a possibilidade de a mina poluir os rios, potencialmente matando os peixes dos quais as comunidades locais dependem.

READ  Os melhores 30 mi 6 para você

Há 12 mil indígenas da etnia Mura na região. Eles vivem em 45 aldeias, espalhadas por 20 terras demarcadas, ou terras em processo de demarcação.

“Temos vários casos de mineração bem-sucedidos e sustentáveis ​​na Amazônia. A Vale, por exemplo, preserva grandes áreas em Carajás”, disse Espeschit.

“Nossas instalações vão ocupar uma área menor que 100 campos de futebol, o equivalente à área que a fábrica de motocicletas da Honda ocupa na cidade amazônica de Manaus, não em terras indígenas. Estamos comprometidos em não deixar um único parafuso quando o projeto estiver concluído.”