Preços do café caem à frente da safra no Brasil

Os preços do café arábica devem terminar este ano bem abaixo dos níveis atuais e registrar uma perda anual de 20% com a perspectiva de uma safra maior no Brasil no próximo ano pesando sobre os preços no final do ano, uma Reuters pesquisa de 12 comerciantes e analistas mostrados.

Os preços foram vistos terminando 2022 em US$ 1,80 por libra, 20% abaixo dos níveis vistos no final de 2021, de acordo com a previsão mediana da pesquisa.

Os preços do café robusta terminaram 2022 em US$ 1.900 por tonelada, 20% abaixo dos níveis do final de 2021.

Os participantes da pesquisa citaram a perspectiva de uma safra brasileira maior no próximo ano como um peso sobre os preços, principalmente no último trimestre deste ano.

A safra de café do Brasil em 2023/24 estava prevista para subir para 71 milhões de sacas, acima da estimativa média de 63 milhões de sacas para a safra 2022/23.

As geadas e a seca do ano passado, que prejudicaram a produção de café deste ano no Brasil, devem causar uma inversão no ciclo bienal da safra do país.

Saída de café

Os cafeeiros arábicas alternam anos de maior e menor produção, um desenvolvimento natural, pois as árvores ficam estressadas após altas cargas de frutos e produzem menos na safra seguinte.

A safra 2022/23 deveria ter sido ‘on-year’ no ciclo, enquanto o próximo ano deve ser ‘off-year’, mas esse padrão deve ser revertido com uma safra maior em 2023/24.

O principal produtor de robusta do Vietnã estava previsto para ter uma safra de 30 milhões de sacas em 2022/23, ligeiramente abaixo da temporada anterior.

READ  Brasil: Cientistas alertam para aumento do desmatamento na maior savana do mundo | Brasil

O Departamento de Agricultura dos EUA estimou a safra 2021/22 do Vietnã em 31,6 milhões de sacas.

Um déficit global marginal de café de 0,8 milhão de sacas é esperado em 2022/23, em comparação com um déficit global de 8,4 milhões de sacas em 2021/22, de acordo com a previsão mediana da pesquisa.

Notícias por Reuterseditado por ESM. Para mais notícias da cadeia de suprimentos, clique aqui. Clique em inscrever-se para se inscrever ESM: Revista Europeia de Supermercados.