Privatização da Eletrobras no Brasil atrai novos investidores, incluindo fundos de Cingapura e Canadá

Uma pessoa está ao lado do logotipo da empresa de energia do Brasil Eletrobras no Rio de Janeiro, Brasil, 3 de janeiro de 2019. REUTERS / Pilar Olivares

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

SÃO PAULO / RIO DE JANEIRO, 8 Jun (Reuters) – A empresa estatal brasileira de energia Eletrobras (ELET6.SA) deve arrecadar cerca de US$ 6 bilhões por meio de uma oferta de ações com fundos de infraestrutura do Canadá e Cingapura entre os licitantes, segundo duas pessoas com o conhecimento do assunto.

O Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB) e o GIC de Cingapura, raramente vistos em ofertas subsequentes, estão prestes a se tornar acionistas relevantes da Centrais Elétricas Brasileiras SA, como a Eletrobras é formalmente conhecida, após a oferta, disseram as fontes.

A oferta de ações que resultará na privatização da Eletrobras, maior concessionária da América Latina, com participação do Estado diminuindo para cerca de 45%, deve ser precificada na quinta-feira. Será uma das maiores ofertas de ações do mundo este ano, atrás do IPO de US$ 10,7 bilhões da LG Energy Solution Ltd da Coréia do Sul e perto dos US$ 6,08 bilhões levantados pelo IPO da Dubai Electricity and Water Authority.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

A GIC será uma das âncoras da oferta de ações, ao lado de investidores tradicionais de ações, como as gestoras de ativos brasileiras SPX Capital e Truxt, disseram as fontes.

Espera-se que GIC e CPPIB unam forças com a gestora de ativos 3G Radar, agora maior acionista privado da Eletrobras com 11% de participação, para desenhar uma estratégia pós-privatização, disseram as fontes.

READ  Os melhores 30 armário multiuso para você

GIC, CPPIB e empresa coligada da 3G Radar, 3G Capital, são investidores que geralmente adquirem o controle das empresas. Uma das fontes disse que a 3G Radar, acionista da Eletrobras há mais de cinco anos, vem sondando executivos para ingressar na Eletrobras após a privatização.

Parte dos 1,5 bilhão de reais da 3G Radar (US$ 306 milhões) em ativos sob gestão vem dos sócios da 3G Capital, os acionistas controladores da cervejaria AB Inbev (ABI.BR) e da fabricante de alimentos Kraft Heinz (KHC.O). Alex Behring, executivo da 3G Capital, tem assento no conselho da 3G Radar.

A CPPIB se recusou a comentar sobre “especulação do mercado”.

3G Radar, 3G Capital e GIC não responderam aos pedidos de comentários.

Outros grandes investidores brasileiros consideraram a oferta, mas decidiram contra, incluindo a holding Itausa SA (ITSA4.SA) e o conglomerado industrial Votorantim SA, segundo uma das fontes. A Votorantim não quis comentar a “especulação”. A Itaúsa não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

Os investidores tiveram que pesar as ameaças de reverter a privatização da Eletrobras de assessores do principal candidato presidencial do Brasil nas eleições de outubro, o ex-presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva. consulte Mais informação

À medida que os investidores discutem a futura estratégia da Eletrobras, eles precisam considerar a estrutura de governança da privatização. O novo estatuto inclui uma pílula venenosa que exige uma oferta pública cara se um investidor ou grupo de investidores detiver mais de 50% do capital votante.

Há amplo consenso entre os maiores investidores e analistas, porém, de que a unificação das estruturas das maiores subsidiárias da Eletrobras traria economias de custos quase imediatas e relevantes, mas outros detalhes da estratégia futura ainda não estão definidos.

READ  Os melhores 30 Apple Watch Band 40Mm Series 4 para você

A demanda parece forte pela oferta de ações desta quinta-feira, que será administrada pelas unidades de banco de investimento do BTG Pactual, Bank of America, Goldman Sachs, Itaú Unibanco Holding SA, XP Investimentos, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citigroup, Credit Suisse, JPMorgan, Morgan Stanley e Safra.

Outras duas pessoas com conhecimento do assunto disseram que a demanda pela oferta tem sido forte e já chega a 50 bilhões de reais (US$ 10,3 bilhões).

Uma das fontes disse que a demanda de investidores de varejo usando dinheiro de seus fundos de indenização administrados pelo governo, conhecidos como FGTS, também está acima das estimativas. Os investidores de varejo precisam sinalizar interesse até quarta-feira e os investidores institucionais até quinta-feira.

($ 1 = 4,9044 reais)

Reportagem de Tatiana Bautzer; Edição por Christian Plumb e Tomasz Janowski

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.