Produção industrial do Brasil sobe em maio, mas abaixo das estimativas

Bandeira do Brasil é vista em frente ao Palácio da Alvorada, em meio ao surto da doença por coronavírus (COVID-19), em Brasília, Brasil 7 de julho de 2020. REUTERS/Adriano Machado

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

SÃO PAULO, 5 Jul (Reuters) – A produção industrial no Brasil cresceu 0,3% em maio em relação a abril (BRIO=ECI), informou nesta terça-feira o IBGE, o quarto aumento mensal consecutivo, mas abaixo das expectativas do mercado de alta de 0,7%.

Segundo o IBGE, o aumento de quatro meses pode estar relacionado a medidas de estímulo do governo, como liberação de verbas rescisórias e antecipação de pagamentos de bônus para aposentados.

“Essas coisas podem estar trazendo algum impacto positivo para o setor industrial, além de uma melhora no mercado de trabalho com a queda da taxa de desemprego”, disse o gerente de pesquisa, André Macedo, em comunicado.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Andres Abadia, economista latino-americano da Pantheon Macroeconomics, chamou o número de maio de “desempenho decente, apesar das expectativas abaixo do esperado”.

A série positiva de quatro meses, no entanto, ainda não foi suficiente para compensar a queda de 1,9% registrada em janeiro, já que a maior economia da América Latina ainda busca se recuperar totalmente da crise desencadeada pela pandemia de coronavírus.

O Brasil vem enfrentando uma inflação galopante e altas taxas de juros, que mantiveram o crescimento da produção industrial em níveis moderados.

“Ainda há muito espaço para ser recuperado”, disse Macedo, observando que várias empresas ainda estão lutando para obter componentes para sua montagem final, além de enfrentar custos de produção crescentes.

READ  Os melhores 30 centrum mulher para você

Em maio, 19 das 26 categorias pesquisadas tiveram leituras positivas em relação ao mês anterior, com máquinas e equipamentos com alta de 7,5% e veículos automotores com alta de 3,7%, informou o IBGE.

A agência também observou que a produção aumentou 0,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. (BRIOY=ECI)

Isso quebrou uma série de nove quedas consecutivas em uma base anual, mas perdeu as previsões, já que economistas consultados pela Reuters esperavam um crescimento de 1,1%.

A produção industrial do Brasil permanece 1,1% abaixo dos níveis observados em fevereiro de 2020 antes da pandemia e 17,6% abaixo do pico de maio de 2011.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Gabriel Araujo e Camila Moreira; Edição por Andrew Heavens, Bernadette Baum, Paul Simao e Alison Williams

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.