Produção industrial no Brasil caiu pelo quinto mês em outubro

Jeffrey D. Por Louis

SÃO PAULO – A produção industrial do Brasil caiu pelo quinto mês consecutivo em outubro, à medida que as barreiras de abastecimento global continuaram causando escassez de componentes e matérias-primas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta sexta-feira que a produção de outubro teve queda de 0,6% com ajuste sazonal e queda de 7,8% em relação ao ano anterior. Em setembro, a produção caiu 0,6% revisado no mês e 4,0% modificado em relação ao ano anterior.

Os fabricantes de todo o mundo estão tendo problemas para atender aos pedidos porque os navios de carga podem levar dias ou semanas para descarregar a carga em alguns portos. A recessão no fornecimento tem o efeito de afetar toda a cadeia de produção em muitos setores, tornando muitos produtos mais caros e reduzindo a demanda.

No Brasil, André Macedo, diretor de produção industrial do IBGE, disse que o efeito foi agravado pela situação econômica do país, incluindo “inflação alta, queda da renda das famílias e mercado de trabalho que não apresenta recuperação estável”. . “Esses são fatores que ajudam a explicar por que a produção mantém um comportamento de baixa intensidade.”

A produção de bens de consumo caiu 0,6% em outubro e 14% no comparativo anual, enquanto a produção de bens duráveis ​​caiu 1,9% no comparativo anual para 27,89% no comparativo anual. A produção de bens de capital, equipamentos mais utilizados na fabricação de produtos, cresceu 2,0% ao mês e 8,4% em relação ao ano anterior.

Jeffrey D. em jeffrey.lewis@wsj.com. Escreva para Louis

READ  Chegou-se a um acordo entre Argentina e Brasil para reduzir em 10% as tarifas externas comuns - MercoPress