Qual é o tamanho da indústria de TIC do Brasil?

O macrosetor brasileiro de TIC, englobando serviços de TI, software, hardware, telecomunicações e atividades relacionadas, respondeu por 6,9% do PIB em 2021, gerando 598 bilhões de reais (US$ 124 bilhões) em termos de produção total.

O valor representa um aumento anual nominal (excluindo inflação) de 18,3%, ante 4,6% do crescimento do PIB nacional.

Os números são de um relatório Associação industrial A Brasscom apresentou durante o evento Brasstec Forum da entidade nesta semana.

No geral, o relatório inclui dados de operadoras, da associação da indústria eletroeletrônica Abinee, da empresa de pesquisa IDC e relatórios financeiros de empresas estatais brasileiras, entre outras fontes, disse a Brasscom.

Até o final de pandemia ano Em 2020, o PIB do setor foi de R$ 495 bilhões, uma expansão de 3,3% ano a ano, impulsionada principalmente pelo aumento dos serviços digitais que se tornaram essenciais em meio às restrições de mobilidade.

O setor empregava cerca de 1,9 milhão de pessoas no final de 2021, após a adição líquida de 198.000 empregos durante o ano, segundo a Brasscom.