Qualquer tentativa de Bolsonaro de minar eleição no Brasil deve receber sanções, diz ex-diplomata dos EUA

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, reage durante uma cerimônia em Brasília, Brasil, 28 de abril de 2022. REUTERS / Andressa Anholete

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

RIO DE JANEIRO, 30 Abr (Reuters) – Washington deveria deixar claro ao presidente brasileiro “messiânico” Jair Bolsonaro que qualquer esforço para minar as eleições de seu país desencadearia sanções multilaterais, escreveu um funcionário recém-aposentado do Departamento de Estado dos EUA neste sábado.

O artigo de opinião no jornal O Globo de Scott Hamilton, cônsul dos EUA no Rio de Janeiro de 2018 a 2021 que se aposentou do Departamento de Estado esta semana, deve irritar Bolsonaro. O populista de extrema direita fez alegações infundadas de fraude eleitoral brasileira, que Hamilton chamou de parte de um plano para rejeitar qualquer derrota nas eleições de outubro.

O artigo pode complicar a relação entre Brasília e Washington em um momento em que autoridades norte-americanas pressionam para melhorar os laços com o governo Bolsonaro, tentando superar as diferenças sobre a guerra na Ucrânia.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

O escritório de Bolsonaro e a embaixada dos EUA em Brasília não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Hamilton escreveu que em seu tempo no Rio ele “testemunhou as maneiras pelas quais Bolsonaro e seus apoiadores tentaram sabotar a integridade do processo democrático brasileiro”.

A “intenção do presidente brasileiro é clara e perigosa: minar a fé do público (no sistema eleitoral) e preparar o terreno para o esforço de se recusar a aceitar seu resultado”, escreveu Hamilton.

Bolsonaro segue o ex-presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas de opinião antes da eleição de 1º de outubro. 2 eleição.

READ  Island X Brix foi adicionado à mesa Extreme E como uma alternativa ao Brasil

Hamilton escreveu que Bolsonaro “se vê como um enviado de Deus para salvar o Brasil do ‘comunismo’. É uma visão messiânica imperfeita à razão.”

Como resultado, escreveu Hamilton, “os Estados Unidos devem deixar bem claro ao presidente Bolsonaro que uma tentativa de interferir na integridade do processo eleitoral brasileiro será objeto de … sanções punitivas a todos os envolvidos, impostas simultaneamente por um amplo grupo de países”.

Reportagem de Gabriel Stargardter Edição de Brad Haynes e Chris Reese

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.