Revisão das Forças de Inflação de Fertilizantes dos Portos e Ferrovias do Brasil

(Bloomberg) – A forte dependência do Brasil das importações de fertilizantes está levando a uma grande modernização dos portos, ferrovias e centros de distribuição do país.

Centenas de milhões de dólares estão sendo investidos na infraestrutura logística do Brasil, tudo para levar mais rapidamente fertilizantes dos portos para fazendas do interior a milhares de quilômetros de distância, que produzem a maior parte da soja, café e açúcar do mundo. A necessidade de fertilizantes da potência agrícola está especialmente em foco, já que a inflação de alimentos tomou conta do globo.

Mover todos esses produtos em um país tão grande como o Brasil não é pouca coisa. Os agricultores de lá compram 85% de seus fertilizantes nos mercados mundiais, e o uso aumentou 30% desde 2017, à medida que a produção aumenta. O grão também está sendo cultivado em regiões mais distantes, como o nordeste do Brasil.

O transporte é feito principalmente por caminhão, mas há tantas colheitas e produtos químicos para se deslocar a distâncias tão grandes que o sistema fica sobrecarregado.

A solução: mudar as ferrovias do país. Empresas de logística como Rumo e VLI estão fazendo parcerias com grandes empresas de fertilizantes, como Yara International ASA e Mosaic Co., principalmente para facilitar o transporte de vagões ferroviários de grãos para os portos para embarque de fertilizantes no caminho de volta.

“De onde saem os grãos, chegam os fertilizantes e estamos trabalhando para simplificar o processo logístico”, disse Maicon Cossa, vice-presidente comercial da Yara Brasil Fertilizantes. “As distâncias são grandes e, se você estiver em uma posição ruim, está fora do jogo.”

Normalmente, o fertilizante é descarregado nos portos por meio de um método pesado, usando um guindaste que leva o produto de um navio, o deposita em um caminhão, que o leva a um silo para embarque final. Os novos sistemas mais rápidos usarão guindastes móveis e esteiras transportadoras para mover produtos diretamente para silos ou trens.

READ  Hyundai dá ao Creta Crossover uma variante esportiva da linha N no Brasil