Revista ‘Fever’: Conflitos de paz com a modernidade no Brasil

Como se estivesse em transe, o estivador Justino (Regis Miruppu) se rende constantemente à canção de ninar cocoônica da natureza enquanto trabalha no relógio. A impressionante imagem de seu rosto tranquilo nos porões de carga começa com a hipnótica “febre” menos dramática do diretor brasileiro Maya da-Rin. Em seu detrimento, não há lugar para tal meditação de estímulo espiritual na realidade industrializada da cidade ribeirinha brasileira de Manaus, onde iniciou sua carreira há décadas.

Desana, um homem de meia-idade que fala a língua de Tucson, sente-se um estrangeiro em seu próprio país. A comunidade espera integração, mas ele não pode ser alcançado, mesmo que a aceitação total seja desejada. Criada em um ambiente urbano, seus filhos estão longe de sua língua materna, cosmologia e estilo de vida autossustentável. Em geral, Justino tolera a insidiosidade do racismo comum, mas dentro do abismo a visão de mundo estreita do homem branco está apenas em contato com o objeto.

Com linhas vulneráveis, o desempenho introdutório de Myrupu se torna problemático conforme a saúde do personagem diminui e sonhos vívidos o assombram. Na verdade, ele é o chamado mundo moderno dos colonialistas. Explicada pela medicina ocidental como febre, a condição médica em questão é a expressão física da dor de voltar para casa. Não é a casa onde ele cozinha e dorme depois de seu árduo trabalho, mas a exuberante terra onde o mel é fresco, as pessoas caçam para comer, os mitos são verdadeiros. Existe um poder atual que não chama Justino.

Todd-Rin trabalha a partir de um roteiro co-escrito com Pedro Cesarino e Miguel Zebra Lopes, que levanta pedaços de vida com um comentário contundente sobre o desenraizamento e marginalização dos povos indígenas diante do progresso coletivo. Construído a partir de interações de câmera medidas com paisagens sonoras e espaços ricos, ele determina com precisão o que é visto ou escondido na sombra ou luz, enquanto outra atmosfera global permeia o filme. A excitação orgânica e a prática criada pelo homem colidem em toda a visão.

READ  Cientistas descobriram uma nova mutação do vírus corona no Brasil

Voltando à terra ancestral, o filme não é inteiramente romântico e mostra como os padrões patriarcais foram estabelecidos, com a filha de Justino, Vanessa (Rosa Peixoto), não permitindo que uma enfermeira freqüentasse uma escola de medicina. Da-Rin consegue uma seleção consistente que raramente vemos no cinema latino-americano. Uma emoção mais sutil do que geralmente é descrita, a “febre” vive em um plano sutil centrado em crenças tribais e práticas culturais.

‘Febre’

Não avaliado

Em tucson e português com versos em inglês

Tempo de execução: 1 hora, 38 minutos