Rock Content do Brasil adquire WriterAccess em movimento de consolidação de marketing de conteúdo

startup brasileira Conteúdo Rock adquiriu o mercado de serviços de redação dos EUA WriterAccess como parte de uma estratégia para consolidar o segmento de marketing de conteúdo e expandir sua oferta para departamentos de marketing nas Américas.

A compra segue a rodada da Série B de US $ 30 milhões da Rock Content liderada pela Unbox Capital e Provence Capital, anunciada em outubro de 2021 e destinada a impulsionar a expansão internacional da empresa. O valor da transação não foi divulgado.

Com a aquisição, a startup brasileira dá mais um passo na ampliação de sua presença no mercado norte-americano, processo que começou com a compra da empresa de marketing de conteúdo Rabisco ao vivoem 2019.

Fundada em 2010 em Boston, Massachusetts, a WriterAccess desenvolveu um mercado de talentos que fornece serviços de conteúdo para quase 2.000 empresas, incluindo Bank of America, DHL e Pitney Bowes, e tem mais de 500 agências parceiras. A plataforma da empresa usa algoritmos e inteligência artificial para combinar o estilo de escrita preferido do cliente para freelancers específicos.

O acordo verá a transição da força de trabalho do WriterAccess para a Rock, com o fundador Byron White liderando o marketing e o desenvolvimento de negócios para a organização ampliada. Segundo o presidente-executivo da Rock Content, Diego Gomes, a relação entre sua empresa e o WriterAccess começou em 2019.

“O espaço de marketing é bastante fragmentado e construímos relacionamentos com todos os players relevantes em nosso espaço, no Brasil e internacionalmente”, diz o fundador.

“O WriterAccess tem uma trajetória muito parecida com a nossa, principalmente quando se trata de eficiência de capital, pois são bootstrap, e foi assim que desenvolvemos nossa empresa por muito tempo. Eles também cresceram significativamente no mercado norte-americano, e seu produto se encaixa bem em nossa pilha”, acrescenta.

Além disso, Gomes foi atraído pelo WriterAccess devido ao seu foco em desenvolvimento de mercado e educação, por meio de eventos como o Content Marketing Conference. A ideia da Rock é expandir o evento para outros mercados-chave e integrá-lo à Rock University, seu programa de certificação online com mais de 500.000 alunos.

Após a transação, a integração de produtos entre as empresas será significativa e deverá durar alguns trimestres, segundo Gomes. “O modelo de entrada no mercado do modelo WriterAccess é muito escalável e os departamentos de marketing podem usar o produto em uma base de autoatendimento. Há muito espaço para vendermos novos produtos para o mesmo cliente e nos tornarmos um ponto único loja para departamentos de marketing”, observa.

O conjunto de produtos ampliado verá a oferta do WriterAccess incorporada ao atual conjunto de produtos da Rock Content, incluindo Visually, um mercado de alto nível para conteúdo visual; Ion, uma plataforma de experiência de conteúdo interativa; e Stage, uma plataforma gerenciada de serviço de hospedagem WordPress. Segundo a empresa, mais da metade de sua base de clientes compra mais de um produto.

Com sua mais recente aquisição, a Rock Content faz incursões em seu mercado prioritário: cerca de 60% de sua receita já vem da América do Norte. De acordo com Gomes, o tráfego para o site da empresa nos EUA aumentou mais de dez vezes, enquanto a demanda e a geração de novos leads nos EUA e Canadá tiveram um aumento trimestral de 30% desde que a Rock entrou no mercado dos EUA.

A compra do Scribble Live foi um primeiro passo crucial na estratégia da empresa para aumentar sua oferta e se posicionar como líder de mercado no espaço de marketing de conteúdo. “Em 2019, fizemos uma análise competitiva minuciosa e descobrimos que tínhamos o que era necessário para vencer no espaço de marketing de conteúdo e decidimos que entraríamos nos EUA por meio de aquisições”, ressalta Gomes.

Quando se trata de futuras aquisições, Gomes diz que a Rock vê oportunidades em expandir as habilidades de seu mercado, que atualmente está focado em formatos textuais, visuais e interativos. “Mas estamos sempre à procura de oportunidades em áudio e outras atividades profissionais criativas e segmentos de software que sejam úteis às equipas de marketing em termos de gestão de conteúdos”, acrescenta o empresário.

“Acreditamos no crescimento por meio de M&As – e nossa estratégia é trazer várias soluções para um mesmo cliente. Então, quando trazemos uma nova empresa para o grupo, estamos trazendo também toda uma nova base de clientes. A oportunidade de consolidação em nosso espaço é vasto.”, conclui, acrescentando que uma rodada da Série C para apoiar a estratégia de aquisição de sua empresa está nos planos para 2023.

READ  Os melhores 30 sarina bowen para você