Seca severa paralisa setor elétrico brasileiro

Uma nova análise da empresa de pesquisa Wood McKenzie sugere que o setor de energia do Brasil registrará flutuações entre a produção e a demanda devido a uma forte seca que afeta o país e a região sul-americana.

Embora a maioria dos países da América do Sul, incluindo Brasil, Argentina e Chile, dependa fortemente de combustíveis fósseis para eletricidade, a sustentabilidade da água desempenha um papel fundamental na estabilidade energética.

No entanto, como o nível da água em barragens com usinas hidrelétricas continua caindo, o Brasil enfrenta um grande desafio para atender às suas crescentes necessidades de energia.

Por exemplo, o operador brasileiro do sistema ONS apontou que se o nível atual de água nas barragens for baixo, o país enfrentará uma queda de 5,5 GW na geração de energia hidrelétrica em outubro e novembro.

Você leu
Chile retorna ao carvão devido à falta de energia elétrica
Preços do gás natural na UE atingem altas recordes no inverno
A Bolívia pode atingir capacidade renovável de 2 GW até 2030 – estudo

Isso significa que, se a situação atual não for resolvida ou a dependência de combustíveis fósseis aumentar, a pegada de carbono do país se expandirá.

No entanto, o principal analista da Wood McKenzie, Gabriel Dufflis, disse que o aumento nas importações de gás natural e GNL proposto pelos governos da região ajudaria a garantir um fornecimento estável de eletricidade.

Duflis acrescentou: “A Argentina pode aumentar sua produção de gás natural para proteger a transferência de calor adicional e exportar gás para o Brasil e o Chile?

Os produtores de gás natural da Argentina aumentaram a produção em 20% desde abril.

Henrik Anjos, analista líder da Wood McKenzie na América Latina Gás e GNL, acrescentou: “No que diz respeito às exportações de gás para o Brasil, as restrições ao gasoduto de transmissão podem afetar a capacidade da Argentina de aumentar o fornecimento de gás.”

READ  Táxis aéreos elétricos são introduzidos na cidade mais movimentada do Brasil

“Os volumes totais dependem de como a Argentina lida com a escassez de energia hidrelétrica.

No entanto, a Bolívia ajudará a atender à crescente demanda por gás natural na região, aumentando a produção.

Anjos disse: “Unidades térmicas britânicas com preços spot de GNL acima de US $ 12 milhões nos próximos meses e reservas apertadas no Brasil.

Espera-se que dois terminais de gás GNL entrem em operação no Brasil nos próximos meses, disse Anjos: “Os novos terminais apoiarão o aumento das importações de GNL a níveis recordes e estarão em plena capacidade operacional ao longo do ano.”