Seleciona as principais tecnologias ATSC 3.0 no Brasil |

Por Colin Deer

19 de janeiro de 2022

O Advanced Television Systems Committee (ATSC), órgão normativo, confirmou que o Fórum Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) recomendou ao governo brasileiro a seleção de várias tecnologias propostas pelo ATSC para o padrão brasileiro de televisão digital terrestre de próxima geração. .

Componentes ATSC 3.0 selecionados pelo Fórum SBTVD e todos os outros ainda em consideração Tecnologias comprovadas nos padrões ATSC 3.0 – sistemas baseados em IP que casam banda larga e broadcast – já estão sendo implementadas na Coréia do Sul e nos Estados Unidos. Em breve para a Jamaica.

“ATSC elogia o Fórum SBTVD pelo processo altamente simplificado de desenvolvimento do sistema Brasil TV 3.0”, disse a presidente da ATSC, Madeleine Noland. “Os membros do ATSC desenvolveram o sistema ATSC 3.0 na última década e, após rigorosos testes e avaliações no Brasil, estou muito orgulhoso de ter selecionado muitos componentes do sofisticado sistema de transmissão terrestre do ATSC. Ele também parabenizou o Comitê Brasileiro de Implementação.

O Fórum SBTVD é uma organização sem fins lucrativos de empresas privadas e públicas responsável pelos rankings de TV digital no Brasil. Faz recomendações ao Ministério das Comunicações do Brasil para inclusão no ‘projeto TV 3.0’, que será o título do fórum para a próxima geração de TV digital do Brasil, que incluirá transmissão no ar e componentes de banda larga over-the-top. Essas recomendações são resultado da chamada de propostas do fórum e testes e avaliações posteriores desde o lançamento do projeto TV 3.0 em julho de 2020.

Embora as especificações da TV 3.0 e alguns testes adicionais continuem nos próximos dois anos, as decisões tomadas até agora selecionaram as cinco principais tecnologias propostas pelo ATSC para os componentes de transmissão e banda larga do sistema TV 3.0:

1. TRANSPORTE DE ROTA / DASH
  2. Áudio MPEG-H
  3. Tópicos IMSC1
  4. HDR10 Video High Dynamic Range EOTF (com metadados HDR dinâmicos personalizados baseados em SMPTE ST 2094-10 e SMPTE ST 2094-40)
  5. Alerta de Emergência Avançado ATSC 3.0
READ  Twitter reage ao vazamento do uniforme do Brasil em casa e fora para a Copa do Mundo de 2022 - Thick Accent

Tecnologias adicionais propostas pela ATSC foram selecionadas especificamente para o componente de banda larga TV 3.0:

• Codificação de camada base de vídeo 265 / HEVC
  • HLG Video High Dynamic Range EOTF (opcional)
  • Entrega de alta faixa dinâmica SL-HDR1 (opcional)
  • Áudio AC-4 (opcional)

O Brasil planeja lançar seu sistema de TV 3.0 em 2024.

Skip Pizzi, presidente do Comitê de Implementação do ATSC no Brasil, saudou a notícia, dizendo: “O Comitê de Implementação é uma joint venture de 15 organizações membros do ATSC e outras. . Parabenizamos o fórum por seu progresso e esperamos nossa cooperação contínua na próxima fase do desenvolvimento da TV 3.0.