Senado do Brasil aprova pacote de ajuda, Câmara ainda não vota

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, assiste a cerimônia sobre a Política Nacional de Educação no Palácio do Planalto, em Brasília, 20 de junho de 2022. REUTERS/Ueslei Marcelino

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

BRASÍLIA, 30 Jun (Reuters) – O Senado do Brasil aprovou nesta quinta-feira um importante pacote de ajuda pré-eleitoral, enviando a medida apoiada pelo governo à Câmara dos Deputados.

As medidas são vistas como um pilar crucial da campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro e usam o aumento do preço da energia resultante da guerra na Ucrânia como justificativa legal para anular um teto de gastos constitucional.

O pacote inclui uma ajuda de R$ 1.000 (US$ 192,38) para caminhoneiros autônomos, um importante eleitorado de Bolsonaro. Também aumenta em 50% o valor pago no programa de assistência social Auxilio Brasil e aumenta o vale-gás.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

No último minuto, senadores apoiados pelo governo conseguiram incluir na proposta mais duas medidas, um auxílio direcionado aos taxistas e conceder mais financiamento a um programa de segurança alimentar existente.

Os dois últimos benefícios juntos custarão R$ 2,5 bilhões adicionais, disseram os senadores, elevando o custo de toda a proposta para cerca de R$ 40 bilhões (US$ 7,61 bilhões).

(US$ 1 = 5,2340 reais)

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Maria Carolina Marcello; Escrito por Peter Frontini; Edição por Chris Reese

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.