Siderúrgica brasileira CSN elabora proposta pela mineradora Samarco, diz fonte

SÃO PAULO, 20 Jun (Reuters) – A siderúrgica brasileira Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) está elaborando uma oferta para adquirir a mineradora Samarco Mineração SA, que será apresentada ao juiz do tribunal de falências que supervisiona a reestruturação de sua dívida, disse uma pessoa com conhecimento do assunto. .

A CSN contratou a empresa de reestruturação RK Partners para elaborar uma proposta de compra do controle da Samarco, disse a fonte, pedindo anonimato para divulgar discussões privadas. O jornal brasileiro O Globo noticiou no domingo o interesse da CSN na Samarco.

A RK Partners está entrando em contato com os acionistas da Samarco Vale SA e BHP Group Ltd, juntamente com sindicatos e credores financeiros, disse a fonte.

Um acordo pode não ser fácil, de acordo com a fonte, devido aos passivos da Samarco relacionados ao seu desastre de 2015 na cidade de Mariana. Os acionistas, que se comprometeram a pagar por danos, podem resistir a qualquer proposta de abrir mão do controle das operações, mantendo essa responsabilidade.

A Samarco e a Vale não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. A BHP e representantes de imprensa do grupo de credores financeiros não quiseram comentar.

O juiz que supervisiona a falência da Samarco marcou para terça-feira uma audiência de mediação entre dois grupos que apresentam propostas concorrentes de reestruturação, uma liderada por credores e outra pelos sindicatos com o apoio da Vale e da BHP. (Reportagem de Tatiana Bautzer Edição de Brad Haynes e Marguerita Choy)

READ  Lula diz que redução da pobreza é prioridade do Brasil, não controle fiscal