Siemens Energy fornecerá topside gear para FPSO P-78 offshore no Brasil

A alemã Siemens Energy recebeu um contrato para fabricar e fornecer o pacote de turbomáquinas para a embarcação flutuante de produção, armazenamento e descarga P-78 destinada ao gigante campo do pré-sal de Búzios, offshore no Brasil.

A estatal brasileira Petrobras opera Búzios e contratou um consórcio entre os players asiáticos Keppel Offshore & Marine e Hyundai Heavy Industries (HHI) para fabricar o FPSO P-78.

Enquanto a HHI é responsável pela construção do casco do FPSO, a Keppel está se concentrando nos topsides e subcontratou a Siemens Energy para fornecer módulos de geração e compressão de energia para gás nobre, gás de exportação e injeção, bem como compressores de injeção de dióxido de carbono.

Estes incluirão quatro conjuntos de turbinas a gás e oito conjuntos de compressores movidos por um motor elétrico.

Uma vez em operação em 2025, a P-78 terá capacidade para processar 180 mil barris por dia de petróleo e 7,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

“Os pacotes de equipamentos selecionados para o FPSO P-78 permitirão à Petrobras explorar de forma eficiente e sustentável as reservas do campo de Búzios”, disse Thorbjorn Fors, vice-presidente executivo de aplicações industriais da Siemens Energy.

O artigo continua abaixo do anúncio

A Siemens Energy usará sua planta no município de Santa Bárbara d’Oeste, no estado de São Paulo, para fabricar e montar parcialmente as turbomáquinas para atender aos requisitos de conteúdo local do projeto.

Os termos financeiros não foram divulgados, mas a Siemens Energy disse que a entrega do equipamento está prevista para 2023.

A Petrobras ainda conta com equipamentos movidos a gás, como turbocompressores para seus FPSOs em construção, mas a empresa busca implementar uma solução tecnológica chamada “totalmente elétrica” nas próximas plataformas de produção offshore.

READ  Os melhores 30 dermografo para você

A ideia é substituir todas as turbomáquinas, centralizando a geração de energia em um FPSO e otimizando a distribuição de energia elétrica para outros equipamentos a bordo da unidade, reduzindo ainda mais as emissões.