Siemens Gamesa inicia instalação de nova geração de aerogeradores no Brasil – executável

O letreiro da Siemens Gamesa é exibido na sede da empresa de energia renovável em Zamudio, Espanha, em 28 de abril de 2022. REUTERS / Vincent West

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

SÃO PAULO, 9 Mai (Reuters) – A Siemens Gamesa (SGREN.MC) começou a instalar uma nova geração de máquinas para energia eólica terrestre no Brasil, disse Felipe Ferres, diretor-geral da empresa no país, à Reuters nesta segunda-feira.

O Brasil será o primeiro país do mundo a operar turbinas eólicas Siemens Gamesa com 6,2 megawatts (MW) de potência e um rotor de 170 metros (558 pés), o maior disponível no mundo, em geração eólica onshore.

O modelo chamou a atenção de grandes investidores em energia eólica – já que otimiza os parques eólicos tornando-os mais potentes com menos máquinas – e, no futuro, pode até ser aplicado a “pequenos” empreendimentos offshore, disse Ferres.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

As primeiras máquinas, produzidas na Bahia, estão sendo instaladas no complexo eólico Tucano, de propriedade da AES Brasil (AESB3.SA).

A Siemens Gamesa, que até alguns anos atrás fabricava aerogeradores de 3,5 MW, percebeu o interesse do mercado pelo novo modelo e já fechou acordos de fornecimento com a Essentia e a Engie Brasil, segundo o executivo.

Ferres disse que ainda não tem dúvidas de que o mercado eólico offshore vai se desenvolver no Brasil, mas entende que a velocidade desse processo está diretamente ligada ao desenvolvimento da produção de hidrogênio verde.

A Siemens Gamesa, que domina o mercado global de turbinas eólicas offshore, disse que a energia eólica pode possibilitar a produção de hidrogênio sem emitir gases de efeito estufa tão barato quanto atualmente é viável com energia de combustível fóssil até 2030. leia mais

READ  Os resultados do driver Alpha Romeo são esperados após o GB brasileiro

“Pensando apenas na expansão da energia eólica apenas para atender o mercado de energia elétrica, estamos em um ‘platô’ de 4 GW instalados por ano para todo o setor, não há muita perspectiva de mudança… produzindo hidrogênio verde para atender a demanda global de energia, a escala se multiplica, e você precisa ir para o mar…”.

Apesar da demanda por novos pedidos, Ferres disse que a Siemens Gamesa e outros fabricantes sofreram com a quebra de cadeias produtivas em todo o mundo, devido às pressões associadas à pandemia de COVID-19 e ao aumento dos custos com matérias-primas.

No Brasil, o principal impacto foi nos custos, disse ele, já que a indústria eólica brasileira não é muito dependente das importações.

Ele avalia que os preços de matérias-primas como o aço não devem esfriar tão cedo, já que a guerra na Ucrânia e suas consequências provavelmente continuarão pressionando as commodities por algum tempo.

Reportagem de Leticia Fucuchima Edição de Chris Reese e Marguerita Choy

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.