Smartphones estão se concentrando na atividade de e-commerce no Brasil

De acordo com pesquisas sobre tendências de consumo online, a maior parte da atividade de e-commerce em grandes eventos de varejo, como a Black Friday no Brasil, ocorreu por meio de smartphones.

Em novembro de 2021, 67% das visitas a sites de comércio eletrônico no Brasil ocorreram por meio de dispositivos móveis, de acordo com um estudo da empresa brasileira de SEO Conversion. O estudo observou que a tendência está se acelerando à medida que os consumidores brasileiros têm acesso à banda larga móvel mais rápida nos maiores sites de comércio eletrônico do país. Os dispositivos móveis incluem tablets.

Por outro lado, o estudo constatou que um terço das visitas a sites de comércio eletrônico ocorre por meio de desktops.

De acordo com o estudo, os varejistas online com foco em produtos para crianças tiveram uma porcentagem maior de visitas em 15% por meio de smartphones (85%) e desktops. Outro segmento de e-commerce que domina os smartphones no Brasil é o de cosméticos, que registrou 83% das visitas via smartphones e 17% dos acessos via desktops.

De acordo com o estudo, os visitantes dos principais sites de comércio eletrônico do Brasil tiveram mais de 2 bilhões de acessos em novembro. Esse número representa um aumento de 17% em relação a outubro, mas uma queda de 16% em relação a novembro de 2020. Os maiores sites de compras online do Brasil receberam um total de 2,39 bilhões de acessos.

De acordo com pesquisa separada da consultoria Ebit/Nielsen com a fintech Bex brasileira, a maioria das compras online no Brasil foi feita com smartphones desde o início da epidemia de Covit-19. Das 194 milhões de compras realizadas em 2020, 55,1% foram feitas por meio de smartphones, segundo o estudo.

READ  Os melhores 30 Cadeirinha Fisher Price para você

A crescente confiabilidade no M-commerce aponta para o acelerado processo de maturidade do consumidor no Brasil, impulsionado pela Covid-19, apurou o estudo, em relação à compra de bens online, especialmente por meio de dispositivos móveis.

Números da divisão de pesquisas do Grupo Brasileiro de Orientação à Internet mostram que 58% dos brasileiros acessam a Internet apenas por meio de smartphones. De acordo com a pesquisa, a proliferação de smartphones para acessar a Internet sugere que a infiltração de PCs é menos provável entre cidadãos financeiramente vulneráveis.