Supas apresentou os principais projetos de tratamento de água na Sibéria e no Brasil – Engenharia Química

Por Mary Page Bailey |

SUEZ (Paris, França) assinou um contrato para um grande projeto de tratamento de águas residuais e um contrato de serviço de 10 anos com a Irkutsk Polymer, um dos maiores produtores independentes de petróleo e gás da Rússia. , Uma moderna fábrica de polímeros na região leste da Sibéria do país. Por meio de seus negócios de tecnologias e soluções de água, a SUEZ fornecerá tecnologia de água vital para a nova planta e garantirá o desempenho e as mudanças de membrana durante a vigência do contrato de serviço.

A SUEZ, selecionada por sua experiência com projetos semelhantes na Rússia, que é menos propensa a climas severos e temperaturas de inverno com menos geadas, tratará todas as águas residuais da nova planta usando 3 tecnologias principais; Biologia de membrana (MPR), Reversão de eletrólise (ETR) e Recuperação de vapor térmico (DVR). A combinação de tecnologias ajudará a planta a atingir descarte líquido próximo a zero e possibilitará o reúso da água, controlando assim o impacto da planta no meio ambiente local.

“Este projeto demonstra o valor de nosso vasto portfólio e a combinação perfeita de tecnologias avançadas permitirá que um cliente atinja seus objetivos exclusivos”, disse Kevin Cassidy, vice-presidente executivo de Sistemas de Engenharia, Tecnologias e Soluções Hídricas, SUEZ. “Devido à nossa expertise global e experiência local, temos a honra de ajudar a fábrica de polímeros de Irkutsk a reutilizar até 98% de suas águas residuais.”

Quanto às águas residuais restantes, o processo de tratamento ajudará a atender às rígidas regulamentações governamentais para o descarte da planta de polímero de Irkutsk, incluindo os Padrões Físicos da Federação Russa de Pesca para águas descartadas, que são os mais rígidos do mundo.

READ  Variação P.1 COVID-19 do Brasil encontrada no condado de San Diego - NBC 7 San Diego

Depois de solicitado, o fluxo máximo total do projeto da estação de tratamento de águas residuais é de 400 m3 / h. Espera-se que a planta seja comissionada em 2024.

“Durante a construção e posterior operação da planta, tecnologias avançadas e equipamentos dos principais fabricantes do mundo estarão envolvidos”, disse Egor Fomin, diretor da planta de Irkutsk Polymer. “Graças aos nossos parceiros, incluindo a SUEZ, queremos criar uma produção segura de alta tecnologia para o processamento profundo de hidrocarbonetos no leste da Sibéria.”

Separadamente, a Water Technologies & Solutions da SUEZ fechou um contrato multimilionário com a Modek Offshore Production Systems para fornecer tecnologia de remoção de sulfato de água do mar. A Modek está desenvolvendo um novo navio flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) em nome da Equinox Norway, a operadora do violino de óleo Bagelhaw no Brasil, e usará ultrafiltração SUEZ e membranas de nanofiltração para reduzir os níveis de sulfato da água do mar ao nível necessário.

O contrato inclui o fornecimento de equipamentos, engenharia, gerenciamento de projetos, aquisição e supervisão de construção. A capacidade de produção do FPSO é de 220.000 barris / dia de óleo e 15.000.000 m3 / dia de gás.

“Estamos muito confiantes de que a Motek terá a tecnologia Suez selecionada para este projeto e esperamos continuar a ser um parceiro forte”, disse Kevin Cassidy, Vice-Presidente Executivo, Tecnologias de Engenharia, SOOS – Water Technologies and Solutions. “Com nossa experiência e capacidade, ganhamos o acesso global com o qual a Modech depende e estamos orgulhosos de sermos considerados o fornecedor preferencial desses projetos essenciais.”

Para produzir óleo, a água do mar purificada deve ser bombeada para o reservatório. Comumente referidas na indústria como SRUs, unidades de remoção de sulfato de água do mar usando membranas de Ultrafiltração (UF) e Nanofiltração (NF) são uma parte importante deste processo e incluem a proteção de ativos em FBSO e são importantes para o processo.

READ  Os melhores 30 Bem Vindo Espirito Santo para você

A SUEZ é um fabricante e fornecedor líder de membranas UF e NF, contando com a indústria de óleo e gás para remover sulfatos e outros íons de dureza de dissociação da água de injeção e para melhorar a recuperação de óleo. A remoção desses íons reduz a tendência do sulfato de bário e do sulfato de estrôncio para se formar no reservatório e da fluoresceína, e o sulfato evita bem a fermentação ao reduzir as bactérias.

Esta recente vitória com a MODEC marca o segundo acordo com a MODEC em 6 meses e o quinto acordo entre a SUEZ e a MODEC neste espaço.