Taxa de reciclagem do Brasil apenas 4%

BRASÍLIA. KAZINFORM – No Brasil, quatro por cento dos resíduos sólidos recicláveis ​​passam por reciclagem — bem abaixo de países com a mesma faixa de renda e nível de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia. Essas nações mostram uma taxa média de reciclagem de 16%, de acordo com a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), Agência Brasil relatórios.

«A nossa taxa é quatro vezes inferior à destes países’. Temos que acelerar”, disse o diretor da instituição, Carlos Silva Filho, que também é diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza e Resíduos ABRELPE.

O caminho para os países desenvolvidos ainda está parado. Na Alemanha, por exemplo, a taxa de reciclagem é de 67%. «O Brasil está 20 anos atrás desses países», observou Silva Filho.

Embora o país tenha grande potencial para intensificar a reciclagem, uma série de fatores mantém os índices estagnados, a começar pela falta de conscientização e engajamento do consumidor na triagem eletiva e no descarte do lixo. Outro grande problema é a falta de infraestrutura das cidades para trazer materiais com potencial de recuperação de volta ao ciclo produtivo.

«Faltamos as facilidades de coleta seletiva e descarte e falta uma estrutura tributária para tornar esse material reciclável atrativo para a indústria», observou Silva Filho.

O Dia Nacional da Reciclagem do Brasil, comemorado neste domingo (5 de junho), tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o papel da coleta seletiva, incluindo a separação e distribuição de materiais para reciclagem e reutilização, mitigando o impacto do descarte incorreto no meio ambiente.

Seco e orgânico

Os materiais recicláveis ​​secos representaram 33,6% do total de 82,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos produzidos a cada ano durante a pandemia de COVID-19 (2020–2021). De acordo com o Panorama de Resíduos Sólidos 2021, publicado pela ABRELPE, o Brasil totalizou 27,7 milhões de toneladas de resíduos recicláveis ​​por ano.

READ  Devido à escassez de peixes, pescadores no Brasil recorrem à coleta de lixo

Embora os materiais recicláveis ​​secos tenham crescido dentro da quantidade total de resíduos sólidos urbanos (31,7% em 2012 para 33,6% na última pesquisa), a porção orgânica continua no topo da lista, com 45,3% – pouco mais de 37 milhões de toneladas por ano.

De acordo com a pesquisa, os resíduos recicláveis ​​secos são compostos principalmente por plásticos (16,8%, com 13,8 milhões de toneladas ao ano), papel e papelão (10,4%, ou 8,57 milhões de toneladas ao ano), vidro (2,7%), metais (2,3% ) e embalagens multicamadas (1,4%). O lixo, por outro lado, corresponde a 14,1% do total e inclui principalmente materiais sanitários que não podem ser reciclados. Em relação às demais fatias, o estudo revela que os resíduos têxteis, couro e borracha chegam a 5,6%, e outros resíduos 1,4%.

Os números indicam que as iniciativas de coleta seletiva já foram relatadas em mais de 74% dos municípios brasileiros, mas ainda são incipientes em grande número de localidades, o que fica claro pela sobrecarga no sistema de descarte e na extração de recursos naturais — muitos se aproximando exaustão. Cerca de 1.500 municípios não possuem programas de coleta seletiva.