Telefinica Vivo lança rede de transporte IP pronta para 5G em todo o Brasil

Como parte do Projeto Fusion Network no Brasil, apoiado por tecnologia de fornecedores como Cisco e NEC Corporation, a Telefónica Vivo anunciou que está implantando uma rede IP simplificada e automatizada pronta para 5G para suas redes convergentes móveis e fixas como parte de sua planeja ampliar sua rede no país.

A operadora acredita que, em última análise, a simplificação e automação de uma rede convergente multidomínio e multicamada, juntamente com o roteamento de segmentos, aumentará sua escalabilidade e flexibilidade de rede à medida que se prepara para lançar serviços 5G.

Telefónica Vivo idealizou o Projeto Fusion Network como uma plataforma para incorporar serviços em uma única infraestrutura de rede, oferecendo serviços avançados de comunicação e transformando as experiências dos clientes. Aproveitando o que vê como o poder da automação, o projeto visa oferecer uma rede mais ágil, escalável e flexível com maior confiabilidade para usuários residenciais e empresas na era 5G.

A Cisco e a NEC colaboram de perto no Brasil há mais de 10 anos e agora fazem parte de um Global System Integrator Agreement (GSIA) assinado em 2020, permitindo que eles implantem uma rede de transporte automatizada pronta para 5G.

Conforme definido no Projeto Fusion Network, a Cisco e a NEC trabalharão juntas para otimizar o custo total de propriedade (TCO) da Telefónica Vivo e aumentar a agilidade dos negócios simplificando sua arquitetura e operações de rede, convergindo redes móveis e fixas e automatizando redes multicamadas em todo o domínios de pacotes, ópticos e de micro-ondas. Além disso, o Segment Routing IPv6 será implementado para permitir uma arquitetura unificada com recursos de fatiamento de rede.

Sob o acordo, a Cisco fornecerá equipamento de rede incluindo ASR 9000 e roteadores da série NCS 540 para transporte IP, Cisco Crosswork Network Controller como a solução SDN de vários fornecedores e Cisco Crosswork Hierarchical Controller para permitir a automação de vários fornecedores e multicamadas no domínio Fusion Network. A Cisco atuará como consultora de rede, colhendo os benefícios de um relacionamento de longa data e profundo conhecimento da rede da Telefónica Vivo.

READ  As 'Câmeras' tomaram o Brasil de assalto

A NEC atuará como integradora de rede e fornecerá recursos de engenharia local com 5G xTransporte serviços de transformação para fornecer uma migração escalável para milhares de nós. Ela acredita que a combinação de sua tecnologia com a da Cisco, combinada em um ecossistema 5G e ampliada ainda mais por recursos de integração de rede globalmente, ajudará a implantar serviços 5G imersivos no Brasil.

Elmo Matos, diretor de planejamento da Telefónica Vivo, disse: “Como a rede de transporte desempenhará um papel fundamental no suporte a experiências inovadoras de clientes e novos serviços construídos em 5G, precisávamos de parceiros confiáveis ​​com um histórico sólido e recursos de entrega local”.