Tribunal de Contas do Brasil exige sistemas digitais de órgãos governamentais

As agências do governo federal brasileiro foram solicitadas a apresentar suas estratégias de transformação digital e os prazos que planejam atingir nos próximos três meses.

De acordo com o Auditor Geral Brasileiro, ao final de 2020 havia 90 agências do governo federal e empresas com projetos de transformação digital aprovados – incluindo todos os ministérios. No entanto, cerca de 100 organizações filiadas ao governo central ainda não têm esses planos.

“As políticas de gestão digital estão sendo gradualmente implementadas pelas secretarias responsáveis ​​por introduzir políticas públicas às políticas digitais que vão transformar seus serviços da forma mais digital possível”, disse o comunicado nesta quarta-feira (3).

O correspondente do processo, ministro Aroldo Cedros, qualificou a situação atual como “inaceitável”. Isso porque a transformação digital do governo federal é vista como importante para o Brasil como um todo, e para desburocratizar as relações entre o cidadão e o Estado, afirmou.

Em muitos casos, o Tribunal de Contas concluiu que os projetos digitais tinham sido recentemente aprovados ou ainda não tinham avançado pelos negociadores. Além disso, o relatório observa que ainda não há informações suficientes sobre a experiência dos usuários na interação com os serviços digitais disponíveis atualmente.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Governo Digital (DGS) do Ministério da Economia em janeiro, mais de 3.900 serviços públicos (63% do portfólio total de serviços) estão disponíveis online por meio de um único portal de login para brasileiros. Isso se compara a menos de 2 milhões de usuários de serviços digitais há dois anos. O objetivo da Estratégia Nacional de Governo Digital é digitalizar totalmente os serviços governamentais até 2022.

Em dezembro de 2020, foi assinado um acordo entre o Brasil e o Reino Unido para acelerar a transformação digital e a inovação na prestação de serviços públicos. No âmbito da federação, aspectos como a personalidade e acessibilidade dos dados, bem como o planejamento e implementação de projetos de digitalização e compartilhamento de conhecimento serão enfatizados.

READ  House under Brazil executa assistência à infecção em primeiro referendo, aprovação final pendente | Reuters | O negócio