Uma cartilha de exportação-importação para a primeira reunião do Bolsonaro ‘esnobado’ do Brasil, Biden

Apesar de sentir desprezado em um recente fórum internacional, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, líder da maior economia da América do Sul, vai se encontrar no próximo mês com o presidente Biden, líder da maior economia da América do Norte.

Os dois líderes em apuros devem se encontrar na Cúpula das Américas em Los Angeles no próximo mês, a primeira reunião desse tipo nos Estados Unidos desde que foi realizada em Miami em 1994, durante os esforços para criar o Livre Comércio das Américas, que acabou fracassando. .

De fato, Miami ou mesmo Houston teriam sido um lugar mais natural para os dois líderes se encontrarem, se a reunião não fizesse parte de um evento maior, já que o Aeroporto Internacional de Miami e o Porto de Houston geralmente representam cerca de um terço de todos os EUA. comércio com o Brasil.

Nos primeiros três meses do ano, os dados mais recentes disponíveis do US Census Bureau, o Brasil foi classificado como o 16º parceiro comercial mais importante dos Estados Unidos em geral, o terceiro no Hemisfério Ocidental, atrás do México e do Canadá, e o primeiro na América do Sul.

Em 2021, os dois países finalmente bateram seu recorde de comércio total de 2012, encerrando o ano em US$ 78,17 bilhões. Até agora, em 2022, o comércio está bem acima do ritmo de 2021, com alta de 34,78% até março.

Também até março, o Porto de Houston ficou à frente do MIA com 16% do comércio total para 15% para o aeroporto do sul da Flórida. Em 2021, o MIA ficou em primeiro lugar com 18% de todo o comércio EUA-Brasil, em comparação com 15% do Porto de Houston. O MIA ocupa o primeiro lugar anualmente por mais de uma década.

Olhando para os portos da área anfitriã da Cúpula das Américas, o Porto de Los Angeles respondeu por 2,3% e o Porto de Long Beach 2,1% do comércio EUA-Brasil em 2021, 1,8% e 3,1%, respectivamente, até agora este ano.

Embora seja uma simplificação excessiva, o MIA vai bem quando a economia do Brasil está indo bem e o Porto de Houston vai bem quando os preços da energia estão indo bem, com ambos predominantemente exportadores para o Brasil.

De fato, os Estados Unidos só têm superávit comercial com cinco dos 20 principais parceiros comerciais, sendo o Brasil um deles. Os outros são Reino Unido, Holanda, Cingapura e Bélgica.

As exportações do Porto de Houston para o Brasil são dominadas por gasolina e outros derivados de petróleo refinados, petróleo e gás natural liquefeito.

Este ano, o valor dos três valeu mais de dois terços do valor de todas as exportações do porto para lá. No ano passado, o total foi ligeiramente inferior a dois terços, mostrando o impacto do aumento do petróleo, gasolina e LN
LN
G preços nos mercados globais.

O comércio do Porto de Houston com o Brasil está crescendo a uma taxa de 41,78% este ano contra 8,77% no MIA, onde as exportações estão mais estáveis ​​em preço.

As exportações da MIA para o Brasil são uma miscelânea de peças de aviação; commodities de alta tecnologia como chips de computador, computadores, telefones celulares e equipamentos de satélite; e produtos relacionados à saúde, como instrumentos médicos, vacinas e plasma e equipamentos médicos.

Olhando para as cinco principais exportações gerais dos EUA para o Brasil, a gasolina e outros produtos refinados de petróleo aumentaram 51,49% em valor, aeronaves e peças civis aumentaram 5,97%, o valor do petróleo aumentou 90,73%, o valor do GNL geralmente mais estável aumentou 16,59% e o carvão aumentou 98,90%.

As cinco maiores importações do Brasil neste ano são petróleo, com alta de 120,14%; café, com alta de 51,64%, semi-acabados de ferro e aço, com alta de 42,29%, retornou as exportações com alta de 41,48%, e celulose não solúvel, com alta de 68,90%.

Biden e Bolsonaro estão em apuros por diferentes razões.

A popularidade de Biden está relativamente baixa há algum tempo, graças em grande parte à inflação, enquanto o líder brasileiro está em baixa nas pesquisas para a eleição de outubro para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Aparições no cenário internacional às vezes podem ajudar, embora Bolsonaro não tenha saído da reunião do G20 no ano passado de bom humor, em relação às suas relações com Biden.

“Eu o conheci no G20 e ele passou como se eu não existisse, mas era assim que ele tratava todo mundo. Pode ser a idade, não sei”. Bolsonaro disse.

READ  Como assistir às eliminatórias da Copa do Mundo online e na TV hoje à noite