Uruguai e Brasil concordam em impulsionar turismo na fronteira — MercoPress

Uruguai e Brasil concordam em impulsionar turismo na fronteira

Terça-feira, 2 de agosto de 2022 – 09:15 UTC

Viera insistiu que havia muito mais a ser feito

Autoridades de turismo do Brasil e do Uruguai concordaram no fim de semana com uma série de medidas para impulsionar a indústria entre os dois países durante o Fórum de Integração Brasil-Uruguai, realizado em 30 de julho na Prefeitura de Rivera.

O ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, destacou que os viajantes brasileiros representam entre 15% e 20% dos turistas estrangeiros que chegam, perdendo apenas para os 50% da Argentina.

O ministro convocou as operadoras a “desenvolver e fortalecer” a gestão público-privada na fronteira brasileira, onde em suas próprias palavras “há muito espaço para crescimento”.

No mesmo evento, a Universidad de la República (Udelar), a Universidad Tecnológica (UTEC) e a Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU) assinaram um memorando de entendimento com três instituições brasileiras para promover ainda mais o desenvolvimento do setor de turismo no fronteira.

O fórum foi o evento de encerramento do 7º Festival Binacional de Gastronomia e Vinhos no Parque Internacional de Rivera. O vice-presidente brasileiro Hamilton Mourão estava entre os visitantes do festival.

Viera também destacou a relevância de trabalhar em conjunto para o desenvolvimento do turismo, por meio das linhas estratégicas do ministério, junto aos governos departamentais e empresários privados.

Além de publicidade, apresentações, workshops e participação em feiras brasileiras, principalmente no Rio Grande do Sul, Viera insistiu que há muito mais a ser feito.

“Enfatizamos em nossa apresentação a necessidade de fortalecer ou desenvolver uma governança que tenha essa integração e na fronteira, no caso de toda essa fronteira longa que temos, neste caso com o Brasil, é importante fazer uma governança também coordenada entre Uruguai e Brasil. Ou seja, há mais uma instância para coordenar”, disse.

READ  O pior clima do Brasil é o café mais caro de Xangai

“Acho muito importante, levando em conta que a Argentina ainda é o principal mercado turístico que o Uruguai tem, embora tenha caído devido às circunstâncias cambiais do momento, mas quase 50% do público que vem que vem nestes últimos trimestres, ainda é argentino, enquanto o brasileiro cresceu, mas em menor proporção está entre 15 e 20%”, acrescentou Viera.

“Então, sim, há muito espaço para crescimento. Por isso a promoção em todos os sentidos, não só publicitário, mas também apresentações, workshops, participação em feiras que estamos desenvolvendo a partir do Ministério e com a participação da iniciativa privada é no Brasil e com foco no Rio Grande do Sul”, disse. sobre.