Vale retoma processo de licenciamento do projeto de minério de ferro Apollo

A logomarca da mineradora brasileira Vale SA é vista em 29 de janeiro de 2019 em Bromdino, Brasil. REUTERS / Adriano Machado

Rio de Janeiro, 11 de novembro 23 (Reuters) – A mineradora brasileira VAL (VALE3.SA) retomou o processo de obtenção de licenças ambientais para seu projeto de minério de ferro Apollo no estado de Minas Gerais. Em uma apresentação na terça-feira.

A empresa disse que os planos para o projeto, que tem capacidade de 14 milhões de toneladas por ano e vida útil de 29 anos, foram revisados ​​para reduzir seu impacto ambiental.

De acordo com apresentação à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, cópia da qual foi vista pela Reuters, a empresa espera obter as licenças necessárias para iniciar as operações até 2028.

No projeto mais recente, disse Vail, ele eliminou a necessidade de barragens e reduziu a área total necessária para o projeto.

Barragens de rejeitos usadas para armazenar resíduos de mineração estão sob forte escrutínio no Brasil após dois desastres mortais nos últimos anos. O rompimento da barragem mais recente, que matou 270 pessoas, ocorreu em 2019 na mina de Vail, no estado de Minas Gerais.

Inscreva-se agora para ter acesso gratuito e ilimitado a reuters.com

Relatório de Marta Noguevara, escrito por Stephen Eisenhammer; Edição de David Evans

Nossos padrões: Princípios de confiança da Thomson Reuters.

READ  Brasil vai nomear novo ministro da Saúde enquanto segunda onda de governo se intensifica