Vendas de etanol hidratado do Centro-Sul do Brasil saltam 17% no 1º semestre de março

Vendas de etanol hidratado CS sobem 17,33% na quinzena

Vendas de etanol anidro CS sobem 10,73% na quinzena

As vendas domésticas de etanol hidratado pelas usinas do Centro-Sul do Brasil totalizaram 632,03 milhões de litros na primeira quinzena de março, 17,33% acima da segunda quinzena de fevereiro, mostraram dados do grupo brasileiro de cana-de-açúcar UNICA em 28 de março.

Não registrado?

Receba alertas diários por e-mail, notas de assinantes e personalize sua experiência.

Registrar agora

Embora as vendas de hidratado tenham apresentado aumento quinzenal, as vendas ano a ano registraram queda de 19,14% em relação ao mesmo período de 2021.

A quantidade de etanol anidro vendida ao mercado interno no 1º semestre de março totalizou 434,72 milhões de litros, 10,73% superior aos 392,60 milhões de litros registrados no 2º semestre de fevereiro e 11,39% superior ao mesmo período de 2021.

O aumento nas vendas de etanol hidratado no 1º semestre de março pode ser explicado pela relação favorável do preço do etanol hidratado em relação à gasolina quando comparado ao 2º semestre de fevereiro, segundo várias fontes do mercado.

A relação preço do etanol hidratado em relação à gasolina durante o 1º semestre de março foi em média de 68,54%, abaixo dos 69,35% registrados no 2º semestre de fevereiro, e ambos abaixo do limite de 70% que desencoraja a demanda dos consumidores por etanol hidratado, ou E100, devido ao seu menor conteúdo energético.

A relação preço do etanol hidratado em relação à gasolina no Sudeste permaneceu relativamente inalterada em 67,54% na semana encerrada em 26 de março, ante a relação de 67,26% observada na semana anterior, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis.

READ  Os melhores 30 perfume polo para você

O diferencial absoluto de preços entre gasolina e etanol hidratado na maioria dos postos de gasolina do Centro-Sul do Brasil foi de R$ 2,328/l em 26 de março, acima da marca de R$ 1/l que normalmente estimula a demanda dos consumidores.

Um diferencial de preço de R$ 2.328/l entre gasolina e E100 poderia incentivar os consumidores a preferirem o etanol hidratado, mais barato, ao considerar uma economia de cerca de 116 reais ao reabastecer um tanque de tamanho médio.

Os consumidores com veículos flex fuel podem optar pelo E100 ou gasolina, que possui uma mistura de 27,5% de etanol anidro. Os consumidores geralmente abastecem com E100 apenas quando seu preço é 70% ou menor que o preço da gasolina, devido ao menor conteúdo energético do hidratado, ou se o prêmio absoluto de gasolina para E100 aumentar bem acima da marca de 1/l real.