VerdeAmarelo elevando os investimentos do Brasil – BNamericas

A GreenYellow planeja investir 500 milhões de reais (US $ 102 milhões) no Brasil este ano, disse o CEO local da empresa solar francesa, Roberto Zerkowski (foto), em entrevista coletiva na quarta-feira.

O capex deste ano é 43% superior aos investimentos anunciados para 2021, que totalizaram 350 milhões de reais.

A maior parte dos recursos será destinada a projetos solares fotovoltaicos de geração distribuída (GD).

“Vamos conectar mais de 50MWp em 2022 e mais de 100MWp em 2023”, disse Zerkowski, destacando que outros 150MWp estão sendo negociados.

No ano passado, a empresa conectou 36MWp no Brasil, e em 2022 já foram conectados 4,8MWp.

A GreenYellow é especializada em geração e comercialização de energia solar, gestão e eficiência energética.

Enquanto isso, a GreenYellow está trabalhando para trazer suas soluções de carregamento de carros elétricos da França, onde possui mais de 250 estações de carregamento.

“No Brasil, temos a ambição de ter pelo menos 100 postos de recarga na primeira onda. Pretendemos iniciar a implementação ainda este ano”, disse Zerkowski.

Clientes potenciais são empresas que estão investindo na eletrificação de suas frotas de veículos.

“Em primeira instância B2B [business-to-business], tanto industriais como comerciais. Este é o nosso objetivo inicial”, acrescentou o CEO.

Outro movimento importante em 2022 é a parceria com a NewCharge, empresa brasileira de engenharia e desenvolvimento de projetos de armazenamento de energia elétrica. Assinado em janeiro, o acordo visa unir forças para o desenvolvimento de oportunidades de armazenamento de energia on-grid e off-grid.

“Vemos esta iniciativa como complementar ao portfólio de eficiência energética e geração solar, ajudando as empresas a reduzir suas contas de energia e ter maior independência energética da rede”, disse Zerkowski.

Em 2021, a GreenYellow registrou 304 milhões de reais em receita no Brasil, um aumento de 83% em relação ao ano anterior.

READ  Veja por que você nunca deve comprar produtos da Apple do Brasil / Digital Information World

No segundo semestre do ano passado, a empresa comprou cinco usinas solares no Brasil e emitiu títulos verdes.