Vibra do Brasil fecha acordo para passar para combustível de aviação à base de óleo de palma

SÃO JOÃO DA BALIZA, Brasil, 13 de abril (Reuters) – A distribuidora brasileira de combustíveis Vibra Energia SA (VBBR3.SA) aproveitou uma parceria existente com a Brasil BioFuels (BBF) para passar a produzir e vender combustível de aviação à base de óleo de palma, à medida que procura gostaria de dar mais um passo na transição energética.

A Vibra, anteriormente conhecida como Petrobras Distribuidora SA, concordou em vender combustível de aviação a ser produzido na biorrefinaria de Manaus da BBF, que já estava programada para fornecer à empresa diesel renovável.

A medida levou a BBF a investir mais R$ 200 milhões (US$ 43 milhões) no empreendimento, que usará óleo de palmeiras plantadas na região amazônica de Roraima, estado mais ao norte do Brasil, como matéria-prima.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis do país, escolheu sediar o novo empreendimento na cidade de São João da Baliza, conhecida por seu clima de floresta tropical, ideal para o plantio de palmeiras.

O óleo de palma proveniente de lá será transformado em combustível na fábrica da BBF em Manaus, no estado vizinho do Amazonas.

A planta deverá entrar em operação em 2025 com capacidade de produção anual de até 250 milhões de litros de “diesel verde” e 280 milhões de litros de combustível de aviação.

O presidente-executivo da Vibra, Wilson Ferreira Junior, disse que a medida está alinhada com a estratégia da empresa de aumentar seu portfólio de energia renovável por meio de aquisições e parcerias.

Geração de energia renovável, biometano, diesel renovável, etanol e SAF fazem parte dessa estratégia, disse ele.

READ  XVIVO acelera seus negócios no Brasil ao assinar acordo de joint venture com a Contati Medical

Além disso, a Vibra disse à Reuters que também está desenvolvendo potenciais parcerias para entrar no mercado brasileiro de gás natural em rede, bem como iniciativas para o mercado de gás natural liquefeito (GNL) fora da rede, e planeja começar a operar no varejo de GNL do país mercado.

“A partir de agora haverá uma plataforma multienergética para a transição energética”, disse Ferreira Junior.

A parceria da Vibra com a BBF tem duração de cinco anos, podendo ser renovada depois disso.

($ 1 = 4,6735 reais)

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Nayara Figueiredo; Escrita de Gabriel Araújo; Edição de David Holmes

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.