VW enfrenta audiência no Brasil sobre alegações de escravidão na época da ditadura

Uma foto mostra o logotipo da Volkswagen em um ônibus Kombi vintage: a montadora alemã enfrenta uma audiência com promotores brasileiros sobre alegações de violações de direitos humanos em uma fazenda que administrava durante a ditadura militar no Brasil.

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A montadora alemã Volkswagen enfrenta nesta terça-feira uma audiência com promotores brasileiros sobre alegações de violações de direitos humanos em uma fazenda que administrava durante a ditadura militar no Brasil, incluindo trabalho escravo, estupros e espancamentos.

Os promotores reuniram um dossiê de 90 páginas que dizem documentar anos de atrocidades cometidas por gerentes da Volkswagen e pistoleiros em uma fazenda de gado que a empresa possuía na bacia da floresta amazônica nas décadas de 1970 e 1980.

Na mais recente tentativa de fazer justiça por abusos cometidos durante o regime militar brasileiro de 1964-1985, o Ministério Público Federal do Trabalho convocou representantes da VW para uma audiência em Brasília para responder por provas de abusos, incluindo tortura e assassinatos na propriedade no norte do estado do Pará, conhecida como Fazenda Vale do Rio Cristalino.

“Houve violações graves e sistemáticas dos direitos humanos, e a Volkswagen é diretamente responsável”, disse o promotor Rafael Garcia à AFP.

A audiência será um contacto inicial “para ver se é possível chegar a um acordo” sem abrir processo criminal, disse.

A Volkswagen se recusou a comentar detalhes do caso, dizendo que primeiro precisa de “clareza sobre todas as alegações”.

Mas a empresa está “comprometida em contribuir muito seriamente para as investigações”, disse à AFP uma porta-voz da Volkswagen Brasil por e-mail.

Em 2020, a Volkswagen concordou em pagar 36 milhões de reais (US$ 6,4 milhões na época) em compensação por colaborar com a polícia secreta do Brasil durante a ditadura para identificar supostos opositores de esquerda e líderes sindicais em sua operação local, que foram então detidos e torturados.

READ  [REPORT] Rotas e voos da ITA Airways para Argentina, Brasil e Estados Unidos

– Sacerdote cruzado –

Esse acordo chamou a atenção de Ricardo Rezende, um padre católico que passou anos compilando evidências de abusos na fazenda da Volkswagen depois de se mudar para o Pará em 1977 e ouvir o que ele diz serem histórias horríveis das vítimas.

Rezende questionou se a empresa também poderia ser responsabilizada por esse caso e decidiu compartilhar seus arquivos com os promotores, disse à AFP.

“Você não pode consertar alguém que sofre tortura pagando reparações. O sofrimento das mulheres cujos filhos e maridos foram para a fazenda e nunca mais voltaram – não há reparação para essa dor”, disse o padre, agora com 70 anos.

“Mas pode haver uma reparação simbólica. Acho que é necessário.”

As centenas de páginas de depoimentos e outros documentos de Rezende convenceram os promotores a lançar uma força-tarefa, que passou três anos reunindo provas – resumidos ao dossiê que agora apresentarão à VW.

Nele, as vítimas contam aos investigadores que foram atraídas para a fazenda de 70.000 hectares (173.000 acres) com falsas promessas de empregos lucrativos, depois forçadas a derrubar a selva em condições extenuantes para a fazenda de gado da Volkswagen, que se tornou a maior do Pará por um Tempo.

Os trabalhadores foram mantidos em “escravidão por dívida” ao serem forçados a comprar alimentos e suprimentos da fazenda a preços exorbitantes, disseram os promotores.

Aqueles que tentaram escapar foram espancados, amarrados a árvores e deixados por dias por guardas armados que vigiavam violentamente a força de trabalho, disseram eles.

Em um caso, três testemunhas disseram que homens armados sequestraram a esposa de um trabalhador e a estupraram como punição depois que ele tentou escapar.

“Houve abusos extremamente graves”, disse Rezende, que estima que centenas e provavelmente milhares de trabalhadores foram essencialmente escravizados de 1974 a 1986.

READ  Compramos Roberto Carlos no eBay! - A lenda brasileira Shrewsbury está prestes a jogar para o vestido de domingo

– VW na selva? –

O que uma montadora alemã estava fazendo criando gado na Amazônia brasileira em primeiro lugar?

A história é uma janela de como o regime militar viu a Amazônia e ajuda a explicar por que a maior floresta tropical do mundo está ameaçada hoje.

Era uma época em que o Brasil pressionava com urgência pelo desenvolvimento da floresta tropical, que o regime via como atrasada, atraindo colonos com riquezas prometidas e o slogan: “Terra sem homens para homens sem terra”.

O governo também atraiu empresas. A Volkswagen se beneficiou de isenções fiscais e empréstimos com juros negativos para derrubar a floresta para desenvolver uma fazenda, sem mencionar os laços estreitos com o regime, disse Rezende.

“Por um lado, a Volkswagen adorava a ditadura. Por outro, era um negócio altamente lucrativo”, disse.

“Poderia ter 6.000 pessoas trabalhando quase de graça.”

As autoridades dizem que tais práticas foram generalizadas na região amazônica, mesmo após a ditadura.

A responsabilização de outras empresas dependeria da coleta de evidências suficientes, disse Garcia.